“Como é bom e agradável que os irmãos convivam em união!” (Salmos 133:1)
Quando convidamos Jesus para entrar em nossas vidas, começamos a desejar que outros conheçam e vivam com Jesus também. Nossos irmãos, precisam ser o alvo das nossa orações. É nosso dever pregar o Reino para eles (os irmãos biológicos e os da fé). O desejo do coração de Deus é que haja unidade entre nós, amizades verdadeiras, companheirismo e união.
Você sabia que Jesus tinha entre seus discípulos, irmãos? Em Mateus 4:18-21, está escrito: “Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram.” (Mateus 4:18-21 NVI).
Jesus fez um convite especial para esses dois irmãos. Pedro e André foram chamados por Jesus e no mesmo instante eles O seguiram. Da mesma forma, os dois irmãos, Tiago e João também foram rápidos em aceitar o convite de Jesus e por isso, deixaram tudo o que estavam fazendo para também, seguirem o Mestre. Interessante ver que eles fizeram a escolha de servir Jesus juntos e também abandonaram tudo para segui-Lo. Com isso, aprendemos a importância de sermos unidos com nossos irmãos. As vezes somos unidos com nossos amiguinhos da escola, do bairro, com um parente e acabamos deixando de lado nossos próprios irmãos. É importante levar as pessoas até Jesus, mas sobretudo, nossos irmãos biológicos, que são as pessoas mais próximas de nós e, melhor ainda, podermos servir o Reino de Deus juntos.
Outros irmãos que se uniram para servir a Deus foram: Moisés, Arão e Miriã.
Miriã, a irmã mais velha de Moisés, foi quem o ajudou para que ele não morresse nas águas do rio e conseguiu que sua própria mãe (Joquebede) cuidasse dele até ele desmamar. Tudo isso, para salvar a sua vida, pois corria um grande risco de ser morto pelo Faraó (Êxodo 2:3-10); Arão foi o porta voz de Moisés diante de Faraó, para que libertasse o povo Hebreu do cativeiro no Egito (Êxodo 6:28-30 e 7:1-2).
Eu e você, podemos contribuir com a vida dos nossos irmãos biológicos e também os irmãos na fé. Assim como Moisés teve pessoas que o ajudaram nós também podemos ter. O desejo de Deus é que todas as famílias da terra sirvam a Ele em amor; se perdoem; vivam em comunhão e respeito.
Se você tem irmãos biológicos leve-os até Jesus. Seja um bom testemunho; converse, ame-os e colabore com o crescimento espiritual. Lembre-se: Deus deseja que nós e nossa casa sirvamos a Ele (Josué 24:15).