Texto Básico: Mt 18:15-22
Revise o conteúdo anterior
- Leve o pecado a sério (v.17)
Quando alguém peca e não está disposto a arrepender-se – ou até nega que suas atitudes sejam pecaminosas-, esse pecado irá contagiar outros (Hb 12:15, confira a história de Acã em Js 7). Por isso, ao tratar disso, Jesus leva o assunto até o fim: reconciliação ou separação.
Não dá para ficar dividido em espírito e ainda no mesmo corpo. Paulo trata do pecado não arrependido da mesma forma, com uma seriedade que requer exclusão. Não se deve nem tomar parte em uma refeição com alguém assim (I Co 5:11-13), ainda que o nosso alvo sempre seja a restauração dele (2 Co 2:5-11).
- Leve a batalha espiritual a sério
Confrontando os seres espirituais antes de encontrar-se com o irmão caído e quando estiver com ele, se houver abertura (v.18).
Esse versículo, no contexto de resolver conflitos, leva-nos a entender que existe uma ligação entre as decisões tomadas na Terra e as tomadas nos céus.
O que está sendo ligado e desligado pode ser o pecado ou o irmão, ocorrendo a mesma coisa quando este se liberta do pecado ou se recusa a abandoná-lo.
- Interceda antes e durante o encontro
Sabendo que a oração é eficaz. Mas saiba também que Deus muitas vezes responde às nossas orações de forma surpreendente (Mt 18:19-20). O alvo do confronto do v.15 é poder chegar a orar juntos no espirito dos v. 19-20. O Espírito quer transformar a situação de divisão e ofensa em união e concordância.
(explore os versículos dados)
Continua…