Resolvendo conflitos entre irmãos – vencendo o espírito do ciúme

” O amor não arde em ciúmes…” (I Co 13:4).

Quem ama não arde em ciúmes! Mas, o que é o ciúmes?

É o medo de perder alguém que se ama ou, algum objeto ou algo que você gosta muito, para outra pessoa.

Por exemplo: medo de perder os pais para os irmãos; um amigo para outros coleguinhas; medo de dividir seus brinquedos e o colega não os devolver, etc.

Quando o ciúme é alimentado, cresce e pode estimular outros sentimentos como: ansiedade, desconfiança, raiva, ódio e muitos outros sentimentos maus que podem também levar a ações ruins e perversas como fez Caim contra seu irmão Abel.

Toda pessoa que tem ciúmes torna se mesquinha, não quer dividir e não se alegra com a conquista do seu irmão, pelo contrário fica irritado e triste quando vê o seu irmão ser abençoado.

Um exemplo na Bíblia que nos mostra o que o ciúme é capaz de promover foi o que aconteceu com a família de Jacó (Gn 37).

José era um dos filhos de Jacó.

Ele tinha muitas qualidades como a honestidade e informava ao pai o que os irmãos faziam de errado na sua ausência para que o pai tomasse providências; era um jovem obediente, trabalhador e sonhador.

Seu pai o amava muito e o presenteou com uma túnica de várias cores.

Porém, seus irmãos, vendo como ele era amado do seu pai, sentiram ciúmes dele e passaram a aborrece-lo e odiá-lo muito, a ponto de tentar matá-lo e vendê-lo como escravo.

Esses sentimentos foram provocados pelo ciúme que nasceu no coração deles. O ciúme apaga o amor no coração da pessoa e passa a fazer maldade.

José só não morreu porque Deus tinha um plano de torná-lo governador e salvar a todos da fome que viria, inclusive para a sua família.

Os talentos que Deus coloca em nossos irmãos não são pra ser invejado por ciúmes e sim, devemos agradecer e valorizar, porque são pra abençoar a todos da nossa própria família.

Se você sentir ciúmes, confesse em oração ao Senhor Jesus e peça que o sangue dele limpe seu coração desse mal e que o amor dele, venha transbordar na sua vida.

Deus quer usar sua vida pra levar salvação a muitas outras crianças e para isso, devemos estar com o coração livre de maus sentimentos para agir como José agiu com os seus irmãos: os amou e os perdoou – “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

O PODER DO SACRIFÍCIO DE JESUS

“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (I João 4:19 NTLH) O amor de Jesus ultrapassa todos os lugares, você sabia? Não há lugar onde o amor de Jesus não possa entrar e posso te provar isso! Como...

TRÊS ETAPAS PARA SE RENDER E OITO RESULTADOS

Texto Básico: Jó 11:13-18 A Bíblia diz em 1 João 4:18: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no...

Reels para Igreja: 5 erros para evitar na criação dos vídeos

Os Reels se tornaram uma ferramenta poderosa para evangelizar, convidar pessoas para a igreja, compartilhar mensagens de fé e fortalecer a comunidade.  No entanto, muitos ministérios enfrentam...

O poder da oração

“ Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. (Efésios 6:18 – NTLH) Sabe...

A Função segue a Forma

Texto Básico: I Co 12:4-6 Na arquitetura, a forma segue a função. Diga-me para que você quer usar o prédio e eu lhe direi como construí-lo. Mas nos seres humanos, somos exatamente o oposto. A função...

O PODER DAS PALAVRAS DE JESUS

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4) O que você faz quando tem fome? Você pede para a sua mãe, pai...