“A boca fala do que está cheio o coração”. (Mateus 12:34)
Você já deve ter ouvido falar desse versículo, mas o que significa falar do que está cheio o coração?
Quando falamos do coração, em sentido figurativo ou real, queremos dizer a parte mais central de uma pessoa. É onde são gerados os nossos sentimentos, as nossas emoções, como por exemplo: a alegria, a bondade, o amor, o temor a Deus, a obediência, a mansidão, a coragem. Nele também é gerado a tristeza, o egoísmo, a raiva, o medo, a ira, a inveja, o ciúmes e a fofoca. Por isso, a Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. As pessoas falam do que tem dentro dela. E, de acordo com o coração, a pessoa pode expressar bons ou maus sentimentos para com o seu irmão (seu próximo).
Existem pessoas (até mesmo irmãos) que gostam de falar mal uns dos outros, ou “fazer fofocas”. Mas, você sabe o que é fofoca?
A fofoca segundo o dicionário significa: dito maldoso; mexerico, disse me disse. E, quem leva a fofoca é chamado de fofoqueiro – pessoa que gosta de falar sobre a vida dos outros, sobre assuntos delicados ou segredos de uma pessoa nas suas costas e sem a sua autorização, com a intenção de prejudicá-la.
Na Bíblia temos um exemplo que aconteceu dentro da família de Moisés. Sua irmã Miriã e seu irmão Arão, falaram mal de Moisés, que também era o líder do povo de Israel e levantado pelo próprio Deus. Em Números 12:1-2 diz: Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. “Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós? ” E o Senhor ouviu isso.
Sabe qual o resultado da fofoca (critica) de Mirian? Ela ficou leprosa e teve que ser retirada do meio do povo (ficou fora do arraial), durante sete dias até ficar purificada novamente (Números 12:15). Isso nos mostra que a fofoca produz frutos maus, porque é pecado.
Nós também não podemos fazer fofoca dos nossos irmãos, dos nossos coleguinhas pois o Senhor também está nos ouvindo assim como Ele ouviu Miriã falar do seu irmão.
Nós não podemos emprestar a nossa boca para o inimigo usar com fofoca, e nem deixar o nosso coração ser contaminado por esse pecado contra o nosso irmão. Também não podemos permitir que o nosso coração seja cheio de coisas ruins, pois se não for limpo, logo que aparecer uma oportunidade vamos machucar ou magoar as pessoas e, consequentemente, vamos desagradar a Deus e, atrairemos a lepra (mal, enfermidades, problemas) para as nossas vidas.
Ao contrário de um coração contaminado com a fofoca, peça a Deus que o seu coração seja cheio dos frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gálatas 5: 22-23/NVI). Assim, você será boca Deus nessa terra e falará somente palavras que edificam tanto a sua vida como a vida do meu irmão.