“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.” (Eclesiástico 6:14)
Você já se perguntou – Eu sou um amigo verdadeiro? Quantas pessoas eu posso declarar que são meus amigos de verdade?
A Palavra de Deus nos diz que há amigo mais chagado que um irmão (Pv 18:24b). Dessa forma, entendemos que Deus colocará em nossas vidas pessoas que, como nossos irmãos biológicos, farão tudo para nos ajudar. Porém, nós também, precisamos ser esses amigos “mais chegados que irmão”.
No Livro de I Samuel 18, vemos uma amizade de um jovem que amava Deus (Davi) e o filho de um rei (Saul) chamado Jonatas. Os dois viviam em lugares diferentes, tinham vidas completamente diferentes mas, quando se encontraram, o Deus que habitava na vida de Davi os aproximou mais e mais. Jonatas via em Davi uma pessoa cheia da presença de Deus e ele agiu com relação a Davi, como um irmão. Assim também, Davi, usou de amor e misericórdia para com Jonatas.
O rei Saul, cheio de inveja, perseguia Davi para matá-lo. Jonatas, sempre defendia seu amigo Davi, ainda que seu pai se enfurecesse.
A amizade de Davi e Jonatas, nos mostram como devemos também, agir com os nossos amigos:
- Amigos abençoam – Jonatas dá para Davi a sua capa, sua roupa, espada, arco e cinto (I Samuel 18:4); você já observou o que você tem e que pode abençoar outras pessoas? Lembre-se que tudo que temos vem do Senhor e há maior felicidade em dar do que em receber (Atos 20:35). Seja uma criança que abençoa e que dá com alegria.
- Amigos desejam o melhor para os seus amigos – Davi lembrou da aliança que havia feito com seu amigo Jonatas e trouxe seu filho, Mefibosete, para morar com ele no seu palácio (II Samuel 9:13); quando temos alguém doente, necessitado perto de nós, precisamos agir com fé e interceder, orar, visitar e ajudar, como forma de expressão do nosso amor.
Peçamos a Jesus que nos ajude a ser e ter verdadeiros amigos, pois quem tem um amigo de verdade achou um tesouro.