Texto básico: I Co 13; Ef 5:25-33
Quebra Gelo – Como você pode expressar amor de forma mais plena com a pessoa mais importante em sua vida?
Amor: alicerce do casamento
O primeiro alicerce para o casamento é ser cheio do Espírito (Ef 5:18-20) e o segundo é a submissão mútua (Rm 15:1-7).
O terceiro é o amor ágape (Jo 21:15). Todos os três se intercalam e misturam. Não é possível ter um sem o outro. Todos acabam sendo facetas do transbordar da vida de Deus e da imagem de Deus em nós.
Amar é ativamente desejar o melhor para outra pessoa (conformidade à imagem de Jesus Cristo), afirmando sua identidade verdadeira ( I Jo 3:1; Jó 1:1-22). Isso se expressa quando valorizamos e evitamos desvalorizar as pessoas, o que brota de um coração que se importa, centrado no outro. Cria um ambiente de afirmação e aceitação que permite que a outra pessoa dê o melhor que é e que tem (Lc 1:39-45; Jo 13:3-5).
Dons e chamados, sonhos e realização fluem nesse ambiente (I Pe 4:7-11). Sem esse ambiente ficam bloqueados, entupidos, amarrados. O amor ágape não é uma resposta a outras pessoas como amor fileo e eros (Jo 21:15) é proativo, autogerando-se como parte da natureza divina.
Quando Deus coloca o amor como o chamado maior do marido é porque de alguma forma misteriosa ele reflete a própria pessoa de Cristo em relação a sua noiva, a igreja. Ele tem uma capacidade única para fazer sua mulher gloriosa – sem mancha nem ruga ou coisa semelhante – Ef 5:27. No Reino de Deus o poder de liderar ou governar e revelado no poder de elevar a outra pessoa (Mt 20:25-28).
O casamento é um mistério onde a sabedoria e o amor de Deus são revelados (Ef 3:10; 5:32). Que nosso casamento possa revelar “a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8:21).
Obs: Sugiro que cada discípulo estude em casa sozinho este tema pedindo que Deus abra seu entendimento para compreender a dimensão desse amor pela esposa, como Cristo ama sua igreja.