Texto Básico: I Rs1:5-6; I Sm 3:11-14; 8:1-5
– Qual é uma das suas melhores memórias de sua família?
Normalmente, o clima emocional e a forma como nos relacionamos aprendida com os nossos parentes é o que repassamos quando constituímos nossa própria família.
Adonias era o quarto filho de Davi e a opção lógica para sua sucessão, como rei. O primogênito, Amnom, fora morto por Absalão por ter estuprado sua irmã (2 Sm 13:20-33).
Seu segundo filho, Daniel, é mencionado somente na genealogia de I Cr 3:1 e provavelmente falecera nesta época. O terceiro filho de Davi, Absalão, morreu em uma rebelião anterior (2 Sm 18:1-18)
Embora muitos esperassem que Adonias fosse o próximo rei (2:13-25), Davi (e Deus) tinha outros planos ( 1:29-30)
Adonias, após a morte de Amnom e Absalão, era o próximo na linha como herdeiro. Ele se exaltou. Ignorou Tg 4:6-10; I Pe 5:5-6. Agiu de modo semelhante ao filho perdido, procurando receber sua “herança” antes de seu pai morrer (Lc 15:12).
Adonias decidiu tomar o trono sem o conhecimento de Davi. Ele sabia que Salomão, e não ele, seria escolhido por seu pai para ser o próximo rei (1:17). Por esta razão não convidou os leais conselheiros de Salomão e de Davi quando se declarou rei (1:9-10). Mas seus planos enganosos para tomar o trono fracassaram. O orgulhoso Adonias exaltou e derrotou a si mesmo.
Eu serei o rei. A tentação mais antiga e, talvez, maior de todas (Is 14:13-14) que atinge todos nós (I Co 10:12-13).
Seu pai jamais o tinha contrariado. A notória falta de disciplina de seus filhos Amnom e Absalão, revelado em 2 Samuel, é resumida aqui numa frase bem chocante. Davi nunca questionou Adonias. As consequências foram trágicas (2 Sm 13:23). Essa mesma falha paternal (2 Sm 3:2-6; 13:23) foi comum a outros grandes líderes antes de Davi.
As pessoas tementes a Deus, como Davi e Samuel, foram usadas por Deus para liderar nações, não obstante tivessem problemas em seus relacionamentos familiares. Os líderes tementes a Deus não pode considerar como certo o bem estar espiritual de seus filhos. Estão acostumados a terem outros que seguem suas ordens, porém, não podem esperar que seus filhos produzam fé por encomenda. O caráter moral e espiritual é construído ao longo de muitos anos e exige constante atenção e paciente disciplina.
Davi serviu bem a Deus como rei, mas como pai falhou frequentemente tanto para Deus como para seus filhos. Não deixe que seu serviço a Deus, até mesmos em posições de liderança, exija tanto de seu tempo e energia que voce negligencie as outras responsabilidades que lhe forem atribuídas pelo Senhor.