Gênesis 6:13-18
Ainda no começo dos tempos, os habitantes da terra encontraram muitas maneiras de desobedecer a Deus e de fazer o mal. O Senhor sabia que nada faria aquelas pessoas voltarem a amá-lo e a serem boas umas com as outras novamente. Então, Ele decidiu começar tudo de novo (Gênesis 6:5-7).
No entanto, havia sobre a terra um homem correto, que amava a Deus e que só fazia o bem aos outros. O Senhor agradou-se dele e disse-lhe que mandaria uma grande enchente para destruir o mundo, mas que preservaria a vida dele e a de sua família. Para isso, Noé teria de construir um grande barco que os pudesse abrigar.
Deus passou para Seu servo as especificações da arca: as medidas exatas e os materiais a serem utilizados. Além de sua família, Noé deveria levar para o barco um casal de cada espécie animal – a fim de que também sobrevivessem ao Dilúvio – e alimento suficiente para todos.
Noé levou muito tempo para cumprir todas as etapas do projeto. Além de conseguir o material necessário, ele precisaria construir uma arca de três compartimentos (Gênesis 6:19-21).
Alguns pontos chamam atenção nessa história:
· A força de trabalho disponível para edificar uma arca daquele porte consistia de quatro homens: Noé e seus três filhos (Gênesis 6:10,18); sendo que Noé já era bem idoso; quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra, ele estava com 600 anos (Gênesis 7:6)
· Cam, Sem e Jafé, os filhos de Noé, poderiam ter agido como todo o povo que se havia corrompido; no entanto, eles não questionaram a ordem divina, simplesmente obedeceram.
Deus sabia que quando as águas acabassem com tudo, só seria possível dar continuidade à Sua criação, se todos permanecessem unidos, com um único propósito.
Depois de ter feito tudo o que Deus lhe havia pedido, Noé e sua família entraram na arca, e Deus enviou uma grande chuva sobre a terra, que exterminou todos os homens maus. A partir de então, um novo tempo começou para a humanidade.
Podemos aprender que:
· Mesmo quando não entendemos os propósitos divinos, devemos obedecer ao Senhor, porque Ele sabe o que é melhor para nós;
· Pelo tempo que demoram, algumas coisas parecem que nunca acontecerão; mas, no tempo certo, quando toas as etapas tiverem sido concluídas, a vontade do Senhor prevalecerá;
· A família é o lugar em que temos a possibilidade de receber conforto nos dias difíceis, de ter nossos laços consanguíneos perpetuados e de construir a nossa identidade.
Entregue seus familiares nas mãos do Altíssimo, Deus tem um plano para vocês. Creia!