“Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.” (Lucas 1:30-31)
Entre tantas mães que inspiram mencionadas na Bíblia, podemos dizer que a mais agraciada por Deus, de todas elas, foi Maria. Ela foi a mulher escolhida para gerar o Filho de Deus – Jesus, o nosso Salvador.
Mesmo sendo ainda jovem, Deus viu nela a figura de uma mulher obediente e de muita fé. Suas atitudes nos ensinam muito. Algumas virtudes de Maria que são exemplos para nossa vida:
- Obediência – Ao ouvir do anjo que ela iria gerar o Filho de Deus, Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra (Lucas 1:38). Ela poderia recusar, argumentar ou mesmo se negar de ser a mãe de Jesus; mas, ela disse para Deus “eu aceito tudo o que o Senhor projetou para mim e para todo o povo de Israel”. A palavra nos ensina que é melhor obedecer do que sacrificar. Então, seja obediente aos seus pais, as autoridades e especialmente obedeça a Deus, pois o obediente será cumulado de bênçãos;
- Serviço – Maria foi servir sua prima Isabel, que estava gravida. Ela se dispôs a ficar três meses com a sua prima para ajudá-la; ser servo é uma virtude de Deus. Pois o próprio Jesus disse que não veio para ser servido, mas para servir (Mateus 20:28). Deus se agrada de quem dá com alegria. Ofereça seu serviço ao seu próximo, à sua família. Seja útil, especialmente para aqueles que não podem retribuir;
- Adoração – Maria exaltou o Nome do Senhor. Ela fez um cântico de adoração à Ele (Lucas 1: 46-56). A Bíblia não relata o que aconteceu no período da gravidez de Maria, mas sabemos que ela poderia ter sido apedrejada, morta. Mas, assim mesmo ela abriu o coração e adorou ao Senhor. Precisamos ser adoradores do nosso Pai. Adorar Ele nos dias bons e nos dias maus, pois a adoração atrai a atenção de Deus (João 4:23).