Texto básico: Rm 6:11-14; 2 Tm 1:6-7
Quebra gelo: Comente uma situação ou característica sua que foi muito difícil mudar. (Um voluntario da célula, não dar tempo para todos).
Como funciona a graça na prática?
No dia a dia podemos dizer que é reconhecer nossa insuficiência, apelar para Deus nos dar a sabedoria (Tg 1:5-8), força ou coragem que precisamos, pedir para que seu Espírito nos encha (Ef 5:18-20) e andar na dependência dele (Sl 127:1-2; Jo 5:19-20, 30; 17:3).
Rm 6-11 – Considerem-se. É um termo comercial relativo a fazer as contas, aplicar créditos. Este é o primeiro imperativo ou exortação na Epistola aos Romanos; até aqui tudo foi descritivo. Por fé temos de contar com estar realmente mortos para o pecado (I Jo 3:6) e vivos para Cristo (Fp 1:21. Temos de crer nisso e então, viver dia a dia sob a luz dessa verdade (Zc 13:2). Pecar deve ser um acidente no percurso, algo contrário à nossa natureza espiritual do qual temos de nos arrepender, logo que o Espírito Santo no convença, e assim devemos retomar nossa posição de santidade, cheios do Espírito santo (Rm 8:9; I Jo 1:7-9)
V.12-14 – Não existe um lugar neutro. Estamos engajados engatilhados para caminhar para frente ou estamos engatilhados para dar a ré. É uma escolha continua. E não é fácil. A boa notícia é que temos o poder para escolher a vida (Jo 1:12). A vida ressurreta de Jesus dentro de nós prevalece, e não o pecado.
Quando existem áreas que não estamos conseguindo vencer, precisamos dar os passos para quebrar fortalezas. Se for necessário, também devemos ir atrás da saúde interior que santifica nossas emoções, resolvendo as feridas do passado que podem ter um poder destrutivo em nossa vida.