TEXTO BÁSICO: – Filipenses 4:6
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, por meio da oração e da súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
INTRODUÇÃO
Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. – Êxodo 3:6
Quando Deus apareceu a Moisés no meio da sarça ardente, Ele fez questão de se apresentar como o Deus de seus antepassados. Isso mostrou a Moisés que o mesmo Deus que havia chamado Abraão, Isaque e Jacó para cumprirem seus propósitos estava ali, bem diante dele. Fica evidente que Deus não estava apenas tentando mostrar que Ele era o Deus que agiu no passado, mas que é um Deus de continuidade, e que Seus propósitos são maiores do que bênçãos pontuais que Ele possa nos conceder.
A verdade de que Deus quer nos incluir em Seus planos e propósitos eternos deve encher o nosso coração de alegria e influenciar a maneira como investimos nosso tempo e recursos, assim como a forma como nos relacionamos com os outros e as pessoas que permitirmos influenciar nossas vidas. Deus não quer apenas nos abençoar com coisas passageiras; tudo o que Ele faz em nossa vida tem um propósito eterno. Compreender isso nos ajuda a perceber que muitas das iniciativas que tivermos continuarão a se desenvolver, aperfeiçoar e abençoar pessoas até mesmo depois de não estarmos mais aqui neste mundo.
Moisés entendeu que sua participação na obra de Deus estava inserida em um contex- to de séculos de ação divina. Ao encontrar o mesmo Deus que guiara seus antepassa- dos, agiu com profunda humildade. Você consegue perceber que sua vida faz parte dos propósitos eternos de Deus? No estudo de hoje, vamos refletir sobre como podemos viver uma vida que vai além de nós mesmos.
Para viver os eternos propósitos de Deus…
1. CREIA QUE DEUS É FIEL
Aquele que os chama é iel e fará isso. – 1 Tessalonicenses 5:24
Pensar que somos parte de algo maior, dos propósitos eternos de Deus, não é algo que deva nos causar ansiedade ou insegurança, pois Ele nunca nos chamou a fazer algo sem fielmente manter a Sua palavra e nos capacitar para realizar o que pediu.
Pode ser que você tenha recebido um direcionamento específico do Senhor acerca do seu ministério, família, profissão, e, certamente, essa missão irá abençoar e transfor- mar pessoas. No entanto, não se esqueça de que é Ele quem continuará a guiar você, revesti-lo de habilidade e autoridade e, ainda que as dificuldades e desafios apareçam, o caráter fiel de Deus não muda. Dê tempo para que Deus revele Sua fidelidade em sua vida. Um dia, você olhará para tudo o que Ele realizou e O louvará por Sua fidelidade completa e constante.
- Peça para que pelo menos duas pessoas compartilhem um testemunho sobre a fide- lidade de Deus em alguma área de suas vidas.