“Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”. I Timóteo 3:11
No dicionário grego encontrei uma definição da palavra “difamadores”; aqueles que são culpados por julgar os outros e espalhar a crítica. Comecei a pensar sobre a palavra “espalhar”. Espalhar não significa sair e contar alguma coisa a outras dez pessoas. Alguma coisa pode ser espalhada apenas por uma pessoa.
Você sabia que quando ouvimos algo sobre outra pessoa, mesmo que não acreditemos isso contamina o nosso espírito? Da próxima vez que nos encontrarmos, vamos olhá-la de um jeito diferente. Por quê? Porque nosso espírito foi contaminado.
De acordo com o dicionário, a palavra “difamar” é derivada da palavra em latim scandalum, significando “escândalo,” que por sua vez é derivada da palavra grega skandalon, que significa “armadilha”. A palavra grega traduziu “difamadores” na Versão Kink James de I timóteo 3:11 como diabolos, que Strong define como “um maledicente: especialmente Satanás…o falso acusador, diabo, difamador.”
Como constatei, o dicionário grego declara que essa palavra é um adjetivo e significa “difamador, que acusa falsamente”; sua forma no substantivo é traduzida como “difamadores”… quando se refere àqueles que julgam o comportamento e conduta dos outros e espalham suas insinuações e críticas na igreja. A palavra traduzida como “diabo” em português é exatamente a mesma palavra grega diabolos, que significa “um acusador, um difamador”.
Você percebe o que isso significa? Significa que quando difamamos alguém ou acusamos outra pessoa falsamente estamos permitindo que o diabo use nossa boca. Como Tiago nos diz, não é conveniente que estas coisas sejam assim. (Tg. 3:10)
Muitos de nós, provavelmente, recebemos revelação para não julgar os outros ou falar asperamente. Embora rispidez não signifique exatamente difamar, essa palavra tem o mesmo peso. Se tenho a oportunidade de encorajá-lo, de ajudá-lo, de fazer você se sentir bem, fazer com que creia que consegue, mas escolho desencorajá-lo, destruí-lo, fazer você se sentir miserável, leva-lo a querer desistir, então há algo errado com minha língua?
Há muitas pessoas no Corpo de Cristo que usam a língua para propósitos errados, para maldizer e criticar, humilhar e desencorajar os outros.
Preocupa-me ver tantas pessoas que vão até o altar para buscar conforto e libertação por terem sido feridas por outros dez, quinze ou até vinte anos atrás.
Com muita frequência, não conseguem tomar posse das coisas boas de Deus porque alguém as feriu ou mesmo quebrantou seu espírito, fazendo com que elas ficassem com uma imagem inadequada. Às vezes, estão tão deprimidas e desesperadas que ao conseguem superar sua condição.
Você não faz ideia do quanto me dói ver pessoas que mal conseguem ficar de pé para se aproximar e conversar com alguém que tenha autoridade espiritual como eu, simplesmente por causa da maneira como foram tratadas no passado – geralmente por alguém de casa ou da Igreja.
Meu irmão (ã), não é conveniente que essas coisas sejam assim!
Não quebrante o Espírito das Pessoas
Pais, não irriteis os vossos filhos (não sejam duros com eles ou implicantes) para que não fiquem desanimados. (Não quebrantem o espírito deles). Cl 3:21
Somos produtos do ambiente de onde viemos. Graças a Deus, Jesus abre aquelas portas e podemos ser livres. Ele é o Curador dos quebrantados de coração. (Is 61:1) A Bíblia diz que ele é tão manso que… não esmagará a cana quebrada… (Is 42:3
Jesus tem o bálsamo curador para corpos e espíritos quebrados. (Jr 8:22; Ml 4:2)
Se você vem a Jesus ferido e machucado, ele o curará, para que vá e leve a cura para outras pessoas. Aqueles que você feriu também o perdoarão e receberão cura.
Não quebrante o espírito de outra pessoa!