Escolhas que agradam a Deus: o contentamento

Texto: Filipenses 4:4 e 11

Paulo vivenciou muitas adversidades, perseguições e privações, mas existia uma convicção, uma certeza no seu coração de que Deus estava com ele.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4)

Muitas vezes acontecem coisas nas nossas vidas que podemos ficar entristecidos, cabisbaixos e até decepcionados mas, mesmo com situações adversas, quando nos concentramos no SENHOR, colocando em Deus toda nossa expectativa, Ele envia o escape, o refrigério, a paz.

Então, não tem como não nos alegrarmos.

Alegrar-se em Deus é uma decisão de fé e de confiança. É saber que Deus está cuidando de você e de todas as áreas da sua vida.

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”. (Filipenses 4:11)

A maturidade espiritual de Paulo deu a ele essa capacidade de saber viver bem em toda e qualquer situação, seja ela boa ou não “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. (Filipenses 4:12-13)

Ser grato nos faz viver bem independentemente da situação. A gratidão nos faz ver possibilidades nas situações mais difíceis e adversas.

Saiba que Deus tem providência, libertação, cura, restauração e milagres para nós.

Na Bíblia, vemos a história de um rei chamado Acabe (I Reis 21) o qual desejou possuir a terra do seu vizinho chamado Nabote.

Porém, este disse que não tinha interesse em vender sua propriedade pois era uma herança. O rei Acabe ficou entristecido, como se estivesse doente “Acabe foi para casa abatido e indignado. Não queria comer e meteu-se na cama com a cara virada para a parede” (I Reis 21: 3).

Acabe, como rei, possui várias terras porém, não havia contentamento no seu coração pois desejava possuir o que não lhe pertencia.

Na verdade, não havia gratidão em seu coração.

Devemos aprender que a nossa alegria não deve ser pelo que possuímos, mas por sabermos que Deus está sempre conosco e não deixará faltar nada em nossas vida.

Por isso, expresse alegria e gratidão em tudo pois essa atitude de contentamento agrada o coração de Deus.

Para você refletir e orar:

  • Você já agradeceu a Deus por tudo o que você tem recebido das suas mãos? Alimento, roupa, amigos, família…
  • Quando você passa por um problema, o que você faz? Qual tem sido a sua atitude para com Deus?
  • Você serve a Deus com alegria?
Categorias:

Mais conteúdos como esse:

O PODER DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

“Mas na tua palavra depositei a minha esperança.” (Salmo 119:81) Você já recebeu uma notícia triste? Já viveu algo que deixou você desanimado, sem saber o que fazer? Os amigos de Jesus passaram por...

O QUE DEUS PENSA DE VOCÊ

Texto Básico: Is 54:10; Tito 3:10; Rm 8:1; I Corintios 7:23 Se você não se sentir amado por Deus, certamente não vai oferecer amor a mais ninguém. É impossível ser amoroso a menos que entenda e...

O PODER DO SACRIFÍCIO DE JESUS

“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (I João 4:19 NTLH) O amor de Jesus ultrapassa todos os lugares, você sabia? Não há lugar onde o amor de Jesus não possa entrar e posso te provar isso! Como...

TRÊS ETAPAS PARA SE RENDER E OITO RESULTADOS

Texto Básico: Jó 11:13-18 A Bíblia diz em 1 João 4:18: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no...

Reels para Igreja: 5 erros para evitar na criação dos vídeos

Os Reels se tornaram uma ferramenta poderosa para evangelizar, convidar pessoas para a igreja, compartilhar mensagens de fé e fortalecer a comunidade.  No entanto, muitos ministérios enfrentam...

O poder da oração

“ Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. (Efésios 6:18 – NTLH) Sabe...