“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. (Tiago 1:19)
O que faz você ficar irritado? Será quando o seu irmãozinho mexe nas suas coisas ou sua irmã usa suas roupas? Talvez seja quando seus pais dizem “não” a algo que você queira fazer.
A ira pode causar muitos problemas. Ela pode fazer você falar o que não deve ou ter atitudes das quais se arrependa mais tarde. Pode levá-lo a sentir culpa e vergonha. Pode arruinar suas amizades. É normal sentir-se zangado às vezes, mas a ira descontrolada é pecado. O desejo de Deus é que você viva em paz com ele, consigo mesmo e com os outros. Isto nem sempre é fácil.
Uma boa regra a seguir é esta: “acabe com a sua ira antes que o sol se ponha” (Efésios 4:26). Em outras palavras, não deixe que a ira controle a sua vida. Se estiver permitindo que a raiva domine você, admita isso a Deus e peça perdão. Se estiver com raiva de outra pessoa, converse com ela. Tente resolver o problema. Você deve pedir perdão.
Jesus é nosso exemplo para tudo. Certa vez os pais tinham levado os filhos ao senhor Jesus para que ele os segurasse e orasse por eles. Mas os discípulos tentaram afastar as crianças. Jesus ficou triste com os seus discípulos. Ele ordenou que deixassem as crianças se aproximarem dele (Marcos 10:13-16).
Em outra ocasião, Jesus entrou no templo (lugar de adoração) e encontrou pessoas que estavam comprando e vendendo animais, trocando dinheiro e enganando outros. Eles tinham usado o templo Santo de Deus para seus próprios planos gananciosos. Jesus os expulsou e virou as mesas deles. Ele gritou “a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos! Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões” (Marcos 11:17).
Nessas duas situações Jesus irou-se com o pecado. Você também deve fazer isso. Fique irado se alguém lhe oferecer drogas. Fique irado quando alguém o incentivar a fazer o que é errado. Ficar irado não significa que você pecou (Efésios 4:26). Devemos ficar zangados com o pecado, mas não deixar que essa ira nos controle. Peça a Deus para lhe dar a atitude certa, especialmente quando se trata de ira.
Sabe como controlar essa ira descontrolada? E aprender a irar-se contra o pecado? Através do autocontrole, que significa deixar que Deus trabalhe em você para controlar seus pensamentos e atitudes, em lugar de permitir que essas coisas controlem você.
Jesus nos mostrou o caminho para uma vida controlada. Quando criança, ele tinha suficiente autocontrole para obedecer a seus pais (Lucas 2:41-51). Quando adulto, Jesus mostrou autocontrole quando não pecou ao ser tentado por satanás (Lucas 4:1-13). Mesmo perto de morrer, Jesus mostrou autocontrole quando perdoou os que o crucificaram (Lucas 23:34).
Mas como ter autocontrole? Mediante o poder do Espírito Santo! Permita que o Espírito Santo em seu coração controle o que você pensa, diz e faz. Fique longe das pessoas e dos lugares que levam você a perder o autocontrole.
A cada manhã, peça a Deus que controle você. Você pode dizer: “Deus, eu lhe dou a minha boca para falar a verdade, minhas mãos para ajudar outros. Dou-lhe minha mente para ter pensamentos puros. Meus olhos para ler a sua palavra”. Não é fácil desenvolver o autocontrole. Permita que o Espírito de Deus trabalhe em você e confie nele.
Para você refletir e orar: Você tem se irado com facilidade? Você tem sido tolerante com pecado e com amigos que o levam a pecar? Você deve se arrepender hoje! Ore e peça ajuda do Espírito Santo para exercer o autocontrole. Lembre-se você não conseguirá sozinho mas, com a presença do Senhor.