Texto básico: Ef 3:16-21
O que quer dizer vida enraizada? Pense na função de uma raiz. A função dela é dar sustentação, absorver os nutrientes e garantir o crescimento, além de armazenar água e nutrientes necessários para as estações difíceis. É por isso que muitos vegetais que comemos são raízes.
Todos desejam uma vida ENRAIZADA: Uma vida estável, sustentada, plena, equilibrada, frutífera – mas um sistema de raízes não é formado de um dia para o outro, e na vida espiritual, uma vida enraizada não acontece sem escolhas intencionais nesta direção.
O fato é que precisamos de um fundamento para a vida! Quando aceitamos a vida que Jesus tem para nós, por meio de seu sacrifício na cruz, passamos a acessar o que Ele nos disponibiliza em todas as áreas da vida. Nosso fundamento é Jesus. Ele é a Videira, é a água viva, é o início e o fim de nossas vidas!
Ou nosso fundamento será Jesus Cristo ou será um fracasso!
Esse crescimento em Cristo é natural, mas ao mesmo tempo, é intencional. É pleno, mas é crescente. Encontra vida em abundância, mas envolve renúncias. A este processo, chamamos de DISCIPULADO. Este crescimento é um processo por toda a nossa vida. Nunca vamos parar de crescer. Pelo contrário! Deus nunca vai esperar menos de você, mas cada vez mais.
Vivemos uma epidemia de superficialidade na fé que tem gerado:
- ESFRIAMENTOnas convicções, pois a raiz não dá sustentação;
● Convicções FRACAS e CONFUSAS, porque não há nutrientes;
● ISOLAMENTO e ABANDONO do convívio da igreja;
● Uma visão CONSUMISTA sobre Deus e uma consequente DECEPÇÃO;
● RELATIVISMOS e FERIDAS EMOCIONAIS;
● Verdadeiros DESSERVIÇOS ao Evangelho, AFASTANDO pessoas que ainda não conhecem a Cristo e a Igreja.
A lista é longa, mas tudo se resume ao fato de que precisamos de Cristo HOJE tanto quanto precisávamos no dia em que O aceitamos. Precisamos, cada um de nós, do agir do Espírito Santo para crescermos em uma vida enraizada!
O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos na cidade de Éfeso:. Efs 3:16-21
Uma vida enraizada em Cristo nos leva a uma escolha diária de rendição a Deus, conexões profundas em nossa comunidade de fé e missões como estilo de vida. Deus não está interessado em um comportamento externo com um coração sujo. Ele não quer “motivações boas” com frutos estragados. Ele é um Deus coerente que te fortalece de dentro para fora, que te dá um desejo puro e renovado em servir e que te convida a levar o amor de Cristo em toda sua dimensão a todos os lugares da terra!
Discipulado vai além de um conhecimento intelectual, apesar de tocar toda nossa mente. Vai além de um bem-estar emocional, apesar de trazer a cura para as nossas emoções. Não podemos nos contentar apenas com o que vivemos até aqui. Devemos seguir diariamente em uma vida devocional a Deus, em comunhão e serviço com Sua família e preparados para cumprir a missão dada por Ele!