TEXTO BÁSICO: – Lucas 10.40
Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Então, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Diz a ela que me ajude!”
Oração de Abertura:
- Estratégia 3 x 3 – Separe a sua célula em microgrupos de até 3 pessoas e orem em gratidão e louvor a Deus, confessando erros e pecados, e intercedendo por 3 amigos que não conhecem Jesus; (duvidas pergunte do 12 de sua cobertura)
- Os visitantes convidados de um dos 3 discipulos da célula, podem acompanhar os participantes que os convidaram, ou, se forem indicações da igreja, podem participar em qualquer microgrupo.
As distrações desta vida podem, muitas vezes, nos fazer perder o foco daquilo que realmente importa. A distração de Marta naquele momento parecia algo nobre, descrito no versículo como “serviço”. O texto continua e Jesus deixou claro que existiam dois caminhos a serem seguidos naquela situação, e que Maria era aquela que escolheu a boa parte, isto é, o melhor caminho, quando decidiu parar tudo o que estava fazendo e ouvir o que Jesus tinha para dizer.
Veja que Jesus não está ensinando que o serviço, ou os nossos afazeres, são coisas essencialmente ruins. Na verdade, Ele nos ensina, através desse texto, que existe um tempo para todas as coisas, e que aquele era o momento de parar tudo e ouvir o que Ele tinha a dizer.
Temos muitas atividades diárias, e, talvez, nossa vida seja ainda mais atarefada do que a de Marta. Contudo, Jesus espera que tenhamos sabedoria para entender o momento certo para cada coisa. Há momentos que o Senhor preparou para que estejamos bem ativos, porém outros serão momentos de tranquilidade, onde o “barulho” de uma rotina bem atarefada deve dar lugar a um silêncio onde a voz de Jesus não precise disputar com qualquer outra distração.
Uma vida que sabe discernir os momentos é…
1. CHEIA DE CONSTANTE GRATIDÃO A DEUS
Um deles, quando viu que estava curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. – Lucas 17:15-16
Este é um dos acontecimentos mais marcantes da vida de Jesus, onde dez homens são curados, e apenas um deles retorna para agradecer. Este homem recebeu a admiração de Jesus, e uma porção que os outros não foram dignos de receber.
Tudo o que Deus faz é para que possamos nos aproximar de Sua presença, e isso in- clui as bênçãos que derrama sobre as nossas vidas. Se ficamos tão deslumbrados e ocupados com aquilo que recebemos a ponto de nos esquecermos Daquele que nos abençoou, qual é o real propósito daquilo que chegou em nossas mãos?
A gratidão é o reconhecimento prático de nossa dependência no Senhor, e ela demonstra que nosso foco não está em viver momentos onde recebemos bênçãos, mas em viver uma vida constante na presença do Senhor, dono de todas as bênçãos.
- Você tem o costume de agradecer diariamente a Deus?
- Como anda sua lista de gratidão? As pessoas à sua volta sabem pelo que você é grato?