Texto: Romanos 12:19
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. (NVI)
Davi e seus guerreiros protegiam o rebanho de Nabal (um fazendeiro muito rico) dos ataques dos filisteus e amalequitas. E, em recompensa Nabal daria comida para Davi e seus homens.
Davi fez sua parte. Porém, Nabal não cumpriu…
Davi ficou com muita raiva e planejou matar Nabal. Pegou sua espada e 400 homens e foi em direção à sua fazenda.
Mas, no meio do caminho ele encontrou a esposa de Nabal – Abigail, que com muita humildade pediu desculpas pelo marido (um homem egoísta e ingrato).
Ela entregou a Davi vários alimentos e pediu que ele aceitasse como pedido de perdão pela atitude do seu esposo.
Aprendemos muito com Abigail, pois ela mostrou com sua atitude sensata que podemos evitar o mal e repreender o desejo de vingança. Deus peleja nossas batalhas e nos livra das injustiças.
- Nos momentos de raiva busque sempre a ajuda de Deus. (Efésios 4:26-27)
Davi tinha passado por momentos de tensões com Saul, mas sempre guiado pelas mãos de Deus. Dessa vez, Davi queria fazer justiça com suas próprias mãos.
E isso não agradava a Deus. Davi estava dando lugar ao diabo.
Quando Abigail encontrou Davi e seus guerreiros, ela fez com que Davi se arrependesse das suas decisões precipitadas e parasse para pensar novamente.
Ajudou-o a pensar da forma correta e impediu-o que viesse matar Nabal.
- Em momentos de tensões Deus irá manda pessoas ou palavras que nos ajudem a tomar decisões corretas.
Você precisa está alerta!
Davi sabia que Abigail foi enviada por Deus para alertá-lo e que ele precisava mudar os seus pensamentos, entregando tudo nas mãos de Deus. E foi o que ele fez. Desistiu de matar Nabal.
Não devemos fazer justiça com as nossas próprias mãos. Mesmo que seja difícil, precisamos confiar em Deus!
Mesmo que as pessoas sejam injustas, Deus é quem faz a justiça! (Lc 18:7) Precisamos pedir para Ele que nos ajude a não retribuir o mal que nos fazem com o mal. Deixemos Deus dirigir a nossa vida, as nossas emoções.
Deus está no controle de tudo! E, com Ele a vitória é certa.