DESCOBRINDO O MEU DISCIPULADO

Texto básico: Mateus 9:14-17 

Esse texto caracteriza uma exortação. Jesus está sendo confrontado por duas classes de discipulado:

  1. pelos discípulos da formação da identidade religiosa, fariseus,
  2. pelos discípulos do seu melhor amigo, João, o Batista.

Quem é seu discipulador? 

Jesus tinha um primo que se chamava João, que nasceu debaixo da promessa de abrir caminhos. Ele veio para preparar o caminho para Jesus até que o Mestre revelasse sua identidade messiânica.

Depois que o ministério de Jesus aparecesse, o ministério de João Batista terminaria.

João estava um dia no rio Jordão e quando Jesus passou, ele disse: este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).

Ele revela a identidade messiânica, Jesus recebe a palavra, os céus se abrem e se ouve a voz de Deus dizendo: Este é o meu filho amado em quem tenho prazer (Mt. 3:17).

Nessa mesma hora o Espírito Santo, em forma corpórea de uma pomba, pousou sobre ele. Naquele momento houve uma testificação do Pai, do Filho e do Espírito e uma declaração humana.

Porém, João continuava à beira do rio Jordão esperando pessoas para batizar. Ora, se Jesus ainda não havia morrido, por que João estava batizando e fazendo discípulos?

No dia em que João revelou o caráter messiânico de Jesus, restava-lhe apenas algo a fazer: cumpre-se hoje o meu ministério, tornar-me-ei discípulo de Jesus; e todos os outros discípulos de João viriam até Jesus.

Mas, João nunca foi discípulo de Jesus. Ninguém mais que João sabia que Jesus era o Messias. Ele recebeu a revelação profunda que Jesus era o Messias, recebeu uma missão específica de fazer essa proclamação e de atrair a testemunha dos céus.

Mas, esse homem continuou fazendo discípulos para si e não para Jesus. Assim também, podemos fazer discípulos à parte.

Seguindo o discipulador Jesus 

A Bíblia diz que tinha dois discípulos com João quando Jesus passou (Jo. 1) e esses o deixaram para seguir Jesus. Jesus já conhecia a fama dos discípulos de João e perguntou o que eles queriam.

Eles queriam saber onde Jesus morava, onde era a casa dEle e os levou até lá. Isto significa que quando estamos formando discípulos, não os formamos para nós.

O discípulo que formamos é para apresentar ao Messias, para que, ele possa entender quem é o Messias, entre na presença de Jesus, coma e beba diretamente dEle e se encha da doutrina do Senhor.

Nossa função é encaminhar os discípulos para a presença do Messias e colocá-los seguros.

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

O ESTABELECIMENTO DE METAS PIEDOSAS COMEÇA COM UMA PROMESSA

Texto Básico: Gn 24:7 A Bíblia tem mais de 7.000 promessas de Deus para você — promessas de sucesso, confiança, saúde, prosperidade, força, sabedoria e muito mais. Por que Deus faz essas promessas?...

O PODER DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

“Mas na tua palavra depositei a minha esperança.” (Salmo 119:81) Você já recebeu uma notícia triste? Já viveu algo que deixou você desanimado, sem saber o que fazer? Os amigos de Jesus passaram por...

O QUE DEUS PENSA DE VOCÊ

Texto Básico: Is 54:10; Tito 3:10; Rm 8:1; I Corintios 7:23 Se você não se sentir amado por Deus, certamente não vai oferecer amor a mais ninguém. É impossível ser amoroso a menos que entenda e...

O PODER DO SACRIFÍCIO DE JESUS

“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (I João 4:19 NTLH) O amor de Jesus ultrapassa todos os lugares, você sabia? Não há lugar onde o amor de Jesus não possa entrar e posso te provar isso! Como...

TRÊS ETAPAS PARA SE RENDER E OITO RESULTADOS

Texto Básico: Jó 11:13-18 A Bíblia diz em 1 João 4:18: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no...

Reels para Igreja: 5 erros para evitar na criação dos vídeos

Os Reels se tornaram uma ferramenta poderosa para evangelizar, convidar pessoas para a igreja, compartilhar mensagens de fé e fortalecer a comunidade.  No entanto, muitos ministérios enfrentam...