Texto básico: Pv 17:17; I Co 13:4-7
Quebra-gelo: Quais seriam três qualidades que voce aprecia em um amigo?
Quatro pilares da verdadeira amizade.
- Aceitação – Escolhemos aceitar o outro e nós mesmos como somos, sem condições: “Eu amo como você é. Se quiser crescer ou mudar, apoiarei. Mas não precisa mudar para ganhar meu amor” (Lc 1:39-45 – Isabel aceitou a criança no ventre da prima, entendendo que estava sendo visitada pela mãe do seu Senhor, mesmo sabendo que a prima era virgem).
- Afirmação – Comprometer-se a edificar um ao outro por meio de expressões genuínas de interesse e doses regulares de encorajamento: “Eu vou focar nas suas necessidades, não nas minhas”. (Jo 13:3-5 – Mesmo tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes… que traísse Jesus, (v.2) Jesus passou a lavar os pés aos discípulos (v..5).
- Acompanhamento (prestação de contas) – Como amigos, fazemos check-up um do outro, regularmente, nas áreas-chaves de nossas vidas, para o crescimento espiritual: “Visto que eu me importo com você vou alertá-lo quando vejo um perigo à sua frente (I Sm 19:1-4).
- Autoridade espiritual – reconhecemos e relembramos um ao outro a autoridade suprema de Deus e da sua Palavra: “vou submeter-me à liderança de Cristo, em tudo” isto inclui amar o suficiente para confrontar… e deixar-se ser confrontado! (Pv 9:7-9).
Que tipo de amigo você é? Existe uma grande diferença entre conhecer bem alguém e ser um verdadeiro amigo.
A maior evidencia da amizade genuína á lealdade (I Co 13:7); estar disponível para ajudar nos momentos de angústia e dificuldade.
Muitas pessoas são amigas de ocasião. Ficaram por perto quando a amizade as beneficia e afastam-se quando não conseguem tirar proveito do relacionamento.
Pense sobre seus amigos e avalie sua lealdade para com eles. Seja o tipo de amigo verdadeiro que a Bíblia nos encoraja a ser.