Texto base: Lucas 8:5-8
A Bíblia é um livro completo. Nela aprendemos sobre a história do povo de Deus e verdadeiras lições que nos inspira e nos leva mais para perto do seu Reino. Mas, precisamos abrir o nosso coração para receber a Palavra e principalmente, obedecer aos seus ensinamentos.
A Parábola do Semeador, narrada por Jesus para uma grande multidão, nos mostra que durante uma plantação foram encontrados diferentes tipos de solo e, consequentemente esses não tiveram como produzir frutos, apenas um solo (a boa terra). Jesus quis mostrar que o solo representa o coração dos homens e a semente é a Palavra de Deus que está na Bíblia.
O solo que recebe a semente, mas deixam que os pássaros as comam – semente a beira do caminho. São os corações que recebem a Palavra, mais deixam as distrações, as más conversações, a opinião de alguém que não crê em Deus, ou que diz crer mais não O obedece, entrar no seu coração e tomar lugar da palavra – “E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;” (Lucas 8:12)
O solo pedregoso – são aqueles que deixam a Palavra de Deus entrar no seu coração mas não deixam ela (Palavra) criar raízes; não buscam aprofunda-la, através da leitura da Bíblia e da oração; as pedras das preocupações com os prazeres do mundo, o desejo carnal, a mentira, o orgulho, a soberba, já preencheram sua vida. O fato de achar que ao buscar mais de Deus vai perder muito tempo. Tudo isso impede que a palavra transforme e gere frutos.
O solo espinhoso – é aquele onde as sementes até nascem, mas depois são sufocadas pelos espinhos. Esse coração até recebeu a Palavra. Essa é a pessoa que passou algum tempo colocando-a em prática, mas deixou que ela fosse sufocada pela preguiça, pelo desânimo, pela desobediência achando que deveria obedecer só ao que lhe convêm e, tudo isso, tornou-se empecilho para obedecer ao Senhor.
Porém, existe o solo chamado pelo Senhor de TERRA BOA. Esse solo é representado pelas pessoas que deixaram as sementes germinarem e dar muitos frutos. Esse tipo de coração e o que devemos desejar. Precisamos ser uma pessoa que a palavra de Deus entra e gera frutos – de transformação, pela obediência aos ensinamentos do Senhor; faz da Palavra o seu manual de vida e deixa que os frutos da transformação alcancem outras vidas.
Esse é o desejo do Senhor para nós: que obedeçamos e que coloquemos em pratica sua Palavra, para ajudar outras vidas a serem alimentadas por esse fruto que liberta, transforma, traz paz e gera alegria; e, ainda que passemos por tribulações os frutos gerados em nós, através da palavra de Deus, sempre irão prevalecer.
Mas, qual desses solos você está sendo hoje? Que sejamos achados como a Boa terra. Amém!