Referencia bíblica: Lucas 6: 46-49 (NTLH)
“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”. (Lucas 6: 46-49)
Jesus tem um amor muito grande por nós e o desejo dele é que vivamos em obediência a sua Palavra e sejamos cada dia mais libertos de toda pratica do mal.
Nesta parábola, Jesus chama a nossa atenção para avaliarmos como estamos levando nossa vida nessa terra; se somos obedientes ou desobedientes aos seus ensinos.
No livro de Tiago 1:22, Ele nos ensina que devemos ser “praticantes da Palavra e não somente ouvintes”.
O exemplo dado por Jesus nessa parábola – a casa na rocha e a casa na areia, nos traz os seguintes ensinos:
- O senhor sonda o nosso coração. Não adianta falar que O amamos ou chama-Lo de Senhor se a nossa prática de vida está longe da sua vontade;
- As duas casas foram construídas por pessoas que conhecem de construção, porém um decidiu trabalhar mais: cavar bem fundo até encontrar a rocha para colocar o alicerce (base) da casa. O outro, não se preocupou com o alicerce, apenas construiu a casa, sem fundamentos, sem alicerce; Há no meio da igreja de Jesus os que estão somente para ouvir e aqueles que desejam se aprofundar na Palavra e ser obediente ao Senhor. Avalie sua vida, você é qual desses dois construtores?
- O homem prudente, representa todos que ouvem e praticam a Palavra de Deus. Mesmo com renúncias, esforços, trabalho, oração, jejum, sabem que quem nos sustenta nos dias maus (tempestade, enchente, ventos fortes) é o Senhor;
- O homem insensato, representa os que também ouvem a Palavra, porém, decidem não obedecer, pois criam dificuldades em se aprofundar em Deus. Vivem reclamando de servir a Deus, de participar da célula, do culto, etc. Eles dizem em seu coração: “é difícil servir a Deus”, “não consigo obedecer a Palavra”. Querem servir a Deus do seu jeito.
- Jesus, conhece o nosso coração, então diga para Ele que você quer ser essa pessoa sensata, prudente e obediente. Que tudo que você for fazer seja colocado em oração nas mãos do Senhor. E a primeira oração seja como a de Davi: guardei a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Salmo 119:11) e Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmos 119:105). Que assim seja!