“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)
Nesse texto, Jesus quer dizer que Ele é a fonte da vida e do vigor para os seus filhos.
No versículo 1, Ele afirma que Deus é o agricultor e que a pessoa que cuida da planta é o lavrador. Os ramos na videira representam as nossas vidas (os salvos).
- O agricultor(Deus) espera os frutos
O que o agricultor mais deseja dos ramos é o seu fruto. Seu trabalho é fazer o possível pela planta para que possa ter bons frutos nos ramos.
Da mesma forma, Deus, como um agricultor, deseja que seus filhos produzam frutos. Não laranjas ou peras, mas diferentes tipos de frutos, como:
- As boas obras – Você pode pensar em maneiras de trabalhar para o Senhor, como ajudar um vizinho, um amigo, parente ou ajudar seus pais. Deus espera que seus filhos O sirvam por amor, tratando as pessoas segundo o que diz Colossenses 3:23 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”. Nesse tempo, o que você tem feito pelo seu próximo conforme nos ensinou o Senhor?
- Ter boas atitudes – nossas obras precisam estar debaixo da orientação do Espirito Santo e seus frutos descrito em Gálatas 5:22-23, são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Você tem demonstrado essas qualidades em sua vida? As pessoas percebem em você os frutos do Espirito Santo?
- Ganhar almas para Cristo – O ramo da laranjeira produz laranjas quando a seiva (a vida) da laranja passa por ele. Da mesma forma, o cristão que compartilha as boas novas do Evangelho produzirá outros salvos quando a vida do Senhor passar por ele. Você está compartilhando a Palavra de Deus com os outros para que eles conheçam o Senhor?
O Senhor procura em nós os bons frutos, pois a árvore é conhecida pelos seus frutos (Mateus 7:16). Cada um produzirá conforme Deus determinar: uns a cem, outros a sessenta e outros a trinta por um (Mateus 13:23).”
Continua …