Texto Básico: Sl 119:112; Rm 7:23; 1 Jo 2:16; 2 Co 10:3-5
A razão pela qual a maioria das pessoas é ineficaz na vida é que elas nunca aprenderam a lutar a batalha da mente.
Se você quer aprender a administrar sua mente, você tem que libertá-la de pensamentos destrutivos. Isso não é fácil, porque há três inimigos que impedem você de realizar todas as suas boas intenções de mudar sua vida.
- 1. O primeiro inimigo é sua velha natureza.
Paulo diz em Rm 7:23, “Há outro poder dentro de mim que está em guerra com minha mente. Este poder me torna escravo do pecado que ainda está dentro de mim” (NLT).
Você já se viu fazendo coisas que realmente não queria fazer? Essa é a batalha em seu cérebro entre sua velha natureza pecaminosa e suas boas intenções.
- O segundo inimigo é Satanás.
Satanás não pode forçar você a fazer nada, mas ele pode fazer sugestões, e essas sugestões são muito, muito poderosas. Ele está constantemente plantando pensamentos negativos em sua mente. Ele usará outras pessoas ou usará a televisão ou simplesmente jogará um pensamento em sua mente.
- 3. O terceiro inimigo é o sistema de valores do mundo.
Algo em nossa sociedade encoraja a autodisciplina? De forma alguma. Na verdade, todo anúncio diz: “Você merece uma pausa hoje. Faça do seu jeito. Nós fazemos tudo por você.”
A Bíblia diz em 1 João 2:16: “Pois tudo o que há no mundo — a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida — não vem do Pai, mas do mundo” (NVI).
Com inimigos assim, não é de se admirar que lutemos contra o desânimo, o desespero e o fracasso!
Então, como você luta essa batalha? Veja o que 2 Coríntios 10:3-5 diz: “Embora vivamos no mundo, não lutamos como o mundo faz. As armas com as quais lutamos não são as armas do mundo. Pelo contrário, elas têm poder divino para demolir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.”
Você tem uma escolha. Sua mente tem que ouvir você. Deus não lhe deu apenas uma mente; ele lhe deu uma vontade! O melhor momento para vencer a batalha contra a tentação é antes que ela comece.
“Decidi obedecer às tuas leis para sempre, não importa o que aconteça” (Salmo 119:112 NVI).