Texto Básico: At 5:42; 2:46
Quebra-gelo – Como sua casa poderia ser mais útil para o Reino de Deus?
Os relatos no livro de Atos começam (At 1:13;2:1) e terminam (At 28:30-31) numa casa, e muitas igrejas se reuniam em casas (Rm 16:5; I Co 16:19; Cl 4:15.
At 5:42 – não cessavam de ensinar e de pregar que Jesus é o Cristo.
Estudos bíblicos em casas não são novidade. Como os cristãos precisavam crescer em sua nova fé, reuniões de estudo das escrituras nos lares atendeu as suas necessidades e serviu para conduzir novas pessoas a fé cristã.
Durante a perseguição que se seguiu, a reunião da igreja nas casas tornou-se o principal método de transmissão do conhecimento bíblico. Os cristãos em todo o mundo ainda usam este meio quando se encontram sob perseguição e como uma maneira de edificar os irmãos na fé.
Em I Co 12:12-13 – Paulo deixa a claro a importância de todos no corpo – O corpo é um (Ef 4:4). Não existe unidade sem relacionamentos (Ef 4:15-16). Este corpo tem muitos membros. Diferente dos ossos secos de Ez 37:1-14, não devemos ser desconectados e separados do Corpo de Cristo, nele somos saudáveis, não existem membros inativos ou sem função.
Um crente solitário é um absurdo, simplesmente não faz sentido. Alguém pode perguntar:
– Posso ser crente sem ser membro de uma igreja? Outra pergunta ajuda a responder à primeira:
– Podemos ser membros de uma família sem nunca nos encontrar com ela?
A resposta tecnicamente sim, mas isso acaba sendo uma sombra trágica e pálida dos propósitos de Deus, que nos quer como membro de seu corpo, onde Ele é o cabeça.
Precisamos lembrar que este livro de Atos, foi escrito a uma igreja em facções, em conflito. Nossas diferenças deveram nos unir, não nos dividir.
Seguindo o modelo e o ensino de Jesus (Jo 1:14 – Habitou entre nós … – a gloria precisa ser vista através de nós), as casa na Igreja Primitiva eram:
- centros de ensino (At 19:8-9)
- de discipulado (At 9:11,14), pregação (At 9: 17-18) cura (At 9:39-41),
- comunhão (At 16:15),
- oração (At 12:12)