Texto básico: Mc 12.28-34
“Ouve ó Israel!” Jesus diz que Deus é o Deus de Israel, criador da nação, chama Abraão e funda a nação, livra da escravidão do Egito.
Mas, Jesus diz também que este Deus é o único Deus. E que Ele não é só o Deus de Israel, mas Deus sobre todos. Então, se Deus é Deus de toda terra, logo ame ao Senhor de todo o seu coração, alma e entendimento.
Amar a Deus com todo nosso coração, alma e entendimento é o mandamento mais importante. Mas, o que isto significa? Infelizmente amar alguém é confundido com o significado de “sentir-se bem com quem se ama”. Contudo, “se sentir bem” com quem se ama não é como a Bíblia se refere a amar. Amar está ligado a fazer. Amar a Deus é obedecer.
Jesus deixou isso bem claro quando disse: João 14.15: “Se me amardes, guardareis meus mandamentos.”
E João 14:21-24: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; … Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras.”
Amar a Deus e guardar Seus mandamentos, a Palavra de Deus, são coisas inseparáveis uma da outra. Jesus deixou isto bem claro.
Aqueles que O amam guardam a Sua Palavra! Amar a Deus então, o maior mandamento, não significa sentir-se bem cantando para Deus, mas significa que eu busco fazer o que agrada a Deus.
Em 1 João temos mais referências que expressam o que significa amar a Deus. 1 João 4:19-21:
“Nós amamos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois, quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão”