Texto básico: ML 2:13-16
Qual a diferença entre aliança e contrato?
Deus é um Deus de aliança, aquele que nunca quebra sua palavra e que ama incondicionalmente. Casamento aos olhos de Deus vai muito além de contrato. Num casamento “de contrato”, ambas as partes precisam sentir que os benefícios são maiores que os custos. Se não forem, cancela-se o contrato e procura-se outra pessoa que possa preencher melhor as expectativas.
Todas as outras religiões funcionam à base de contrato: se eu fizer boas obras, Deus será obrigado a me abençoar. A Bíblia nos revela um Deus diferente, um Deus de aliança, que escolhe amar porque ele é amor, independente das virtudes ou da falta delas em seu povo.
Quão abençoados somos por Ele não ser um Deus de contratos! Ele faz aliança conosco e nos faz um povo de aliança. Quem faz uma aliança baseia-se em amor incondicional, procura servir a ser servido amar a ser amado, perdoar e ser perdoado. A aliança é inquebrável. No casamento, ela reflete o caráter e a pessoa de Deus.
Ter aliança implica permanecermos juntos quando perdemos ânimo para continuar confiando que Deus a seu tempo nos restaurará.
A aliança baseia-se em amor, fé e esperança. O amor de Deus por nós torna-nos capazes de amar nosso cônjuge, mesmo quando não nos sentimos amados por ele. A esperança em Deus no faz crer que os sofrimentos atuais não se compraram com a glória que será revelada em nós, e renova nossas forças para continuarmos nesse projeto, por mais distante que esteja, à luz de nossas expectativas (I CO 7:10-17) quanto aos propósitos de Deus num casamento infeliz.
V.13 – fala de choros e gemidos … – toda emoção pode ser segundo Deus ou segundo o mundo, … não olha para a oferta. Is. 1:11.
O povo reclamava de suas circunstâncias adversas, quando, na realidade, deveria culpar a si mesmo. As pessoas frequentemente tentam evitar sentimento de culpa, por meio de tentativas de transferências de seu erro. Mas isso não resolve o problema. Quando você enfrentar problemas, olhe primeiramente para si mesmo. Se você mudasse sua atitude ou comportamento, o problema não seria resolvido?
V.14 – O Senhor foi testemunha da aliança. Seja casamento na igreja ou não, Deus é testemunha de nossos votos. Nossos votos são um compromisso um com o outro e com Deus. Tendo padrinhos ou outras testemunhas, eles também devem levar a sério o compromisso de nos acompanhar e animar em nosso casamento. Você foi infiel. O cerne do problema. Nosso cônjuge deve ser nosso melhor amigo, a mulher da sua mocidade conforme Pv 5:18.