Texto básico: Is 40:27-31
Por que dizes, ó Jacó, e falas tu, Israel: Meu caminho está encoberto ao Senhor … Este é o sentimento natural do deprimido, pensa não ser visto, cuidado, amado revelando o caminho do deprimido, de alguém que está de luto.
Sl 137:2-6 vemos o lamento dos cativos em Babilônia, entristecidos a ponto de não ter cânticos em seus lábios, não ter expressão nenhuma de alegria.
Tristeza semelhante vemos também nas pessoas que passam por perdas na sua vida. Jó 1:20-21 após viver perdas grandes em tão pouco tempo, teve uma atitude diferente, se humilhou e adorou a Deus.
Mateus 10:8 – Curai enfermos, purificai leprosos, ressuscitai mortos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí. Na verdade, somente a pessoa que recebeu graça, tem como dar graça. Não podemos dar o que não recebemos, isso nos ajuda a entender como que o amor-próprio no sentido saudável é um pré-requisito para amar outros. Os que recebem da graça, se torna uma fonte dela.
Is 40:28 – nos mostra que o nosso Deus, nem se cansa e nem se fatiga. Se andarmos com Ele, no seu ritmo, também não nos cansaremos.
Mt 11:28-30 – Ainda que alguém esteja cansado, Ele nos convida a aliviar o fardo e descansar nEle. Nós nos cansamos por uma causa, e das pessoas, nos esgotamos ou entramos num stress crônico. Esgotamento costuma ser uma consequência de fazer mais do que Deus esperava que fizéssemos, ultrapassando os limites saudáveis.
Em geral, é fruto de não nos reabastecermos nele, entrando numa correria que nos faz perder o equilíbrio por falta de pararmos e nos sentarmos a seus pés.
Deus multiplica as forças ao quem não tem nenhum vigor. O discipulado que precisamos viver é o de 2 Tm 2:1-2 – transferência do poder e da graça que há em Cristo Jesus, para que este poder seja aperfeiçoado em nossas fraquezas – 2 Co 12:7-10.
Em I Co 15:10 diz que sou o que sou pela Sua graça para comigo … logo Deus fez cada um de forma singular para ser exatamente o que é. A insatisfação consigo ou sua imagem, gera essa estima baixa.
Um pai tendo uma filha adolescente com uma bolsa de colostomia, perguntou a ela: Quem você gostaria de ser? Imaginou que ouviria vários nomes de mulheres famosas, no entanto a sua resposta o surpreendeu: eu gostaria de ser eu mesma. O pai, surpreso, perguntou: mesmo com essa bolsa, depois de ter perdido parte de seu intestino grosso, adolescente? Ela confirmou dizendo: eu queria ser eu mesma, se não fosse por essa bolsa, eu não lembraria todos os dias os milagres que Deus fez por mim. Alegre-se em quem você é.