Texto básico: Tg 4:1-10; Gn 3:8-13
O que é mais fácil voce perceber: seu próprio orgulho e egocentrismo ou o de outra pessoa?
Satanás caiu pelo orgulho. Sabe muito bem como nos fazer cair da mesma forma! De todas suas armas, é a mais difícil de discernir porque tende a ser inconsciente. E a mais natural. Todos vivem assim de forma egocêntrica – por que não eu?
Fomos criados para um Reino. Fazemos tudo para esse Reino. Infelizmente, confundimos o nosso reino com o de Deus. Quer saber como pode ver essa confusão de forma rápida e clara? Quando voce fica irado com seu cônjuge ou outra pessoa, é porque ele (a) está fazendo mal para si mesmo (a) e não vivendo segundo os propósitos de Deus? Ou é porque ele (a) está fazendo algo que deixa você incomodado, inquieto ou insatisfeito?
Orgulho é uma faca de dois gumes. É a primeira e maior estratégia de Satanás (Is 14:12-15). Ao mesmo tempo, coloca Deus contra nós (Tg 4:6). A combinação é terrível!
O livro de Juízes é famoso pela frase “cada qual fazia o que achava mais reto” (17:6). Essa melodia facilmente nos leva a dançar com um mundo cada vez mais relativista, individualista e humanista. Esse espírito acaba com casamentos e famílias. Sem uma entrega a Jesus e a seu Reino dificilmente superaremos o espírito egocêntrico do mundo que quer nos absorver. Não deve nos surpreender que Tiago faz um apelo apaixonado para um profundo quebrantamento e arrependimento.
I Pe 2:11 – De onde procedem as guerras e brigas? De onde vem batalha espiritual? Dentro de vocês. Satanás não tem acesso ao crente a não ser que cedamos espaço para ele – 2 Co 10:4-6.
Tiago, nos vs 1-3 mostra que os conflitos e disputas entre os crentes são prejudiciais. Ele explica que estas discussões resultam de desejos maus que batalham dentre de nós: queremos mais posses, mais dinheiro, posição social mais alta, mais reconhecimento. Quando não conseguimos o que queremos, lutamos a fim de alcançá-lo. Ao invés de agarrar agressivamente o que queremos, devemos nos submeter a Deus, pedir que Ele nos ajude a nos livrarmos dos nossos desejos egoístas e confiar nele, pois é o único que pode nos dar o que realmente precisamos.
Tiago menciona os problemas mais comuns em nossas orações: não pedir, pedir as coisas erradas ou pedir por motivos errados. Voce fala com Deus? Quando voce fala, sobre o que fala? Você faz pedidos apenas com a intenção de satisfazer seus desejos? Voce busca a aprovação de Deus para o que já planeja fazer? Suas orações se tornarão poderosas quando voce permitir que Deus mude seus desejos para que correspondam perfeitamente à vontade dele para a sua vida (I Jo 3;21-22).