Texto básico: Mt 2:13-22; I Pe 5:7-8
1. Que coisas lhe deixam ansioso(a) ou até mesmo com medo?
Como superar o medo.
Para superar o medo é preciso:
– Entendê-lo, distinguindo entre o medo saudável, que protege do perigo, e o medo exagerado ou irracional, que paralisa e debilita, e o medo ou ansiedade quando estamos errados ou em desobediência a Deus. A desobediência leva ao medo, mas o medo também pode levar à desobediência.
– Expressa-lo, responsabilizando-se por ele, sem acusar outra pessoa como sendo responsável por seu medo. Isso pode fluir melhor com a ajuda de um grupo de apoio, um amigo e/ou seu diário espiritual.
– Resolvê-lo, procurando discernir sua base ou raiz. Muitos medos se baseiam em mentiras ou meias verdades vindas de Satanás, da carne (nossas feridas) ou do mundo. Essas mentiras precisam ser desvendadas.
As coisas negativas dele, entregue-o a Deus. Se a origem do medo for profunda, voce talvez precise de arrependimento, aconselhamento com um psicólogo, discipulado para repor amor no lugar do medo, orações de batalha espiritual, cura emocional por meio de uma equipe de restauração e/ou uma profunda experiencia e um ambiente de amor (I Jo 4:18).
Resolva seu medo, para que não contagie ou destrua outras pessoas ao seu redor, especialmente as mais próximas.
A família atacada pelo medo – a agressividade provoca duas respostas típicas: ira e medo.
O primeiro retruca com agressividade de alguma forma óbvia ou escondida, contra a fonte que despertou a ira ou contra outras pessoas, incluindo a si mesma. O segundo se retrai, foge, esconde-se das mais diversas formas: máscaras, passividade, escapes, vícios, co-dependência, super espiritualidade não mais se abrindo.
Onde precisamos erguer nossas defesas de forma irredutível é contra o inimigo que ataca por dentro: o medo interior. Esse medo acaba atingindo a maioria de nós de diversas forma, às vezes expressado por um complexo de inferioridade, outras vezes por um de superioridade. Precisamos aprender a identificar nossos medos para então os conquistar. Isso inclui descobrir as raízes deles para poder destruí-las.
Temos duas grandes armas contra o medo. Em primeiro lugar, o amor tira fora o medo. E o contrário, a falta de amor fundamental nos leva a viver como pessoas excepcionais emocionalmente, bem vulneráveis ao medo. Em segundo lugar o temor do Senhor acaba com todos os outros medos ou temores.
Que possamos reconhecer, confrontar e supera nossos medos para que possamos ajudar outros.