A FAMÍLIA ATACADA EM SUA IDENTIDADE EM CRISTO

Texto básico: At 5:1-11

Vemos neste texto, problemas internos e externos enfrentados pela igreja primitiva. Internamente, havia desonestidade (5:1-11), cobiça (5:3) e problemas administrativos (6:1-7).

Externamente, a igreja era pressionada pela perseguição. Embora os líderes da igreja fossem cuidadosos e sensíveis ao lidar com os problemas internos, não havia muito o que pudessem fazer para evitar as pressões externas.

Mas, em meio a tudo isso, os líderes mantiveram seu foco naquilo que era mais importante: divulgar as Boas Novas de Jesus Cristo.

Mesmo depois da vinda do Espírito Santo, os cristãos não ficaram imunes às tentações de Satanás. (v.3). Embora este tivesse sido derrotado por Cristo na cruz, tentou fazer com que os cristãos tropeçassem; como ainda faz hoje (Ef 6:12; I Pe5:8).

A derrota total de Satanás é inevitável, mas não acontecerá até que Cristo retorne para julgar o mundo (Ap 20:10).

O pecado que Ananias e Safira cometeram não foi o da mesquinhez, por guardarem parte do dinheiro; eles tinham a opção de vender ou não sua terra; e, caso decidissem vende-la, poderiam dar quanto quisessem.

O pecado deles foi mentir diante de Deus e de seu povo, dizendo que deram a quantia total, quando na verdade guardaram parte para si.

Eles mentiram, a fim de pareceram mais generosos do que realmente era. Tal pecado foi severamente julgado, porque a desonestidade, a cobiça e a avareza são destrutivas para a Igreja, pois impede que o Espirito Santo trabalhe eficazmente.

Toda mentira é ruim, mas quando mentimos para tentar enganar a Deus e a seu povo sobre nosso relacionamento com Ele, destruímos nosso testemunho a favor de Cristo.

O julgamento de Deus sobre Ananias e Safira produziu choque e medo entre os cristãos, fazendo-os perceber como Deus leva a sério o pecado na Igreja.

A mentira, o engano são debilidades de caráter que não fazem parte da identidade de Cristo. Aquele que mente, se identifica com seu pai. Jo 8:48 – vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou a verdade, pois não há verdade nele.

Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

O PODER DO SACRIFÍCIO DE JESUS

“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (I João 4:19 NTLH) O amor de Jesus ultrapassa todos os lugares, você sabia? Não há lugar onde o amor de Jesus não possa entrar e posso te provar isso! Como...

TRÊS ETAPAS PARA SE RENDER E OITO RESULTADOS

Texto Básico: Jó 11:13-18 A Bíblia diz em 1 João 4:18: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no...

Reels para Igreja: 5 erros para evitar na criação dos vídeos

Os Reels se tornaram uma ferramenta poderosa para evangelizar, convidar pessoas para a igreja, compartilhar mensagens de fé e fortalecer a comunidade.  No entanto, muitos ministérios enfrentam...

O poder da oração

“ Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. (Efésios 6:18 – NTLH) Sabe...

A Função segue a Forma

Texto Básico: I Co 12:4-6 Na arquitetura, a forma segue a função. Diga-me para que você quer usar o prédio e eu lhe direi como construí-lo. Mas nos seres humanos, somos exatamente o oposto. A função...

O PODER DAS PALAVRAS DE JESUS

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4) O que você faz quando tem fome? Você pede para a sua mãe, pai...