”Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade”. (Atos 13:22)
Precisamos nos avaliar e nos perguntar: somos verdadeiramente cristãos?
Vocês já ouviram falar de Davi? O pastor de ovelhas que virou rei? Ele tinha um coração dedicado a Deus desde jovem – Deus olhou para o coração de Davi, não a sua aparência (1 Samuel 16:7). Isso significa que o que está dentro de nós é mais importante do que o que está fora. Podemos pedir a Deus para criar em nós um coração puro, como Davi pediu em Salmo 51:10, onde ele suplicou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito reto.”
Por isso precisamos ver em nós um coração que ame e tenha temor, reverência a Deus em tudo o que formos fazer. Temor por exemplo, não é ter medo, mas respeito, honra. Davi entendia isso. No livro de Provérbios 9:10 nos diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” Ou seja, quando respeitamos e reverenciamos a Deus, começamos a entender e praticar as coisas de maneira mais certa e de acordo com a sua vontade.
Ser convertido vai além de palavras; são as atitudes que mostram quem somos. Davi cuidava das ovelhas e, mais tarde, arriscou sua vida para ajudar seus irmãos. Davi havia saído de casa para levar alimento aos seus irmãos que tinham ido para a guerra, obedecendo uma ordem de seu pai Jessé (I Samuel 17:20). E sabe qual o resultado de sua obediência? Ele venceu o gigante Golias e foi morar no palácio do Rei Saul, também iniciou sua jornada para ser o novo Rei de Israel.
Outro momento marcante na vida de Davi foi quando ele matou o urso e o leão, quando ainda cuidava do rebanho de seu pai. Lá, sozinho Deus deu força para que ele fosse vitorioso (I Samuel 17: 34-37). Ele confiou em Deus e agiu com coragem, vemos em Davi um exemplo de obediência a Deus, a seu pai e as autoridades. Você também deve ser um modelo de criança obediente a voz de Deus.
Em 2024 será um tempo de novas conquistas, mas na nossa caminhada cristã devemos nos perguntar sempre: Sou de fato um cristão? Eu tenho o temor de Deus? Sou uma pessoa que tem atitudes de convertido?
Davi nos ensina sobre ter um coração puro, temer a Deus e ter atitudes que refletem Cristo. Vamos pedir a Deus para moldar nossos corações como o de Davi; que venhamos ser pessoas segundo o coração de Deus fazendo sempre a Sua vontade.
Vamos orar juntos, pedindo a Deus que nos ajude a ser verdadeiros cristãos e nosso coração esteja com Jesus todos os dias.