TEXTO: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’. ” (I Pedro 1:15-16)
Alguma vez você brincou e suou tanto, a ponto de ficar todo sujo e desejar com urgência um chuveiro? A higiene é uma necessidade diária de toda pessoa. Assim como tomamos banho, escovamos os dentes, nos limpamos todos os dias, devemos também nos preocupar com a nossa higiene espiritual.
Nesse mundo, podemos ser influenciados pelas práticas, pensamentos, costumes pecaminosos. O pecado é como uma sujeira, nos contamina, mancha as nossas vestes, e a única forma de cuidar do nosso espírito é através da santificação.
O texto diz que devemos ser santos, porque o Senhor que nos chamou é santo. Isso quer dizer que precisamos viver como o Senhor deseja, precisamos nos tornar parecidos com Ele. Santificação é um processo constante, assim como a limpeza do nosso corpo, e através deste processo, podemos nos tornar cada vez mais semelhantes a Jesus.
Deus é perfeito, é santo, não tolera nenhum tipo de pecado. Ele é o modelo de santidade que devemos seguir. Está escrito que o Sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, ou seja, o sacrifício de Jesus na cruz nos permite relacionar-se com Deus novamente, e assim ter acesso à Sua vida.
Mas, embora Jesus nos limpe, perdoe e apague os pecados que já cometemos, estamos sujeitos a pecar novamente. Por isso, nesse processo de santificação, cooperamos com Deus. Como?
– Temendo a Deus
– Tendo comunhão com Cristo (através da oração e da leitura da Palavra) e com os irmãos da fé (através das reuniões de células e cultos).
– Deixando de praticar o mal e não mais fazendo as vontades da nossa carne
– Não se envolvendo e se corrompendo com as coisas do mundo
Quando nos afastamos do mal, Deus se aproxima de nós! E quanto mais próximos de Deus, mais santos, puros e parecidos com Ele seremos. Que tal dar um banho no nosso coração e ficarmos limpos pela Palavra de Deus?