” Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. (João 10:11)
- Jesus, o Bom Pastor.
Quando Jesus viveu na Terra, muitos de seus conterrâneos cuidavam de rebanhos de ovelhas. Aqueles que tomavam conta das ovelhas eram chamados de pastores. À noite, as ovelhas eram mantidas em um cercado com uma única passagem; não havia portão ou porta nessa entrada. O pastor ficava deitado na passagem, sendo ele próprio a porta. Dessa forma, ninguém podia entrar ou sair do cercado sem passar por ele. As ovelhas estavam a salvo desde que o pastor se encontrasse na entrada.
Jesus é o único que pode garantir nossa entrada no Reino dos Céus. Uma vez que você esteja em Seu Reino, pode descansar em segurança, sabendo que Jesus é o nosso protetor. Ele prometeu também ser o nosso provedor. Alguns pastores cuidavam muito bem de suas ovelhas; os animais eram bem alimentados, pastavam e dormiam em segurança. Outros, porém, eram descuidados. Jesus é o Bom Pastor e chama de Suas ovelhas aqueles que O recebem, como Senhor e Salvador.
Jesus ama as Suas ovelhas. Como nosso Bom Pastor, Ele nos garante que suprirá todas as nossas necessidades, conforme descrito no Salmo 23. Do mesmo modo que o pastor protegia suas ovelhas dos leões e ursos, Jesus nos protege do nosso inimigo, o diabo, que busca a quem possa devorar (1 Pedro 5:8).
Alguns pastores eram apenas empregados e não donos das ovelhas. Quando havia perigo, esses pastores fugiam e deixavam o rebanho desprotegido. O bom pastor, por outro lado, estava disposto a tudo pelas suas ovelhas, até dar a sua própria vida. Um exemplo foi Davi ao matar o leão e o urso que atacaram o seu rebanho (1 Samuel 17:35-36).
Jesus, o nosso Bom Pastor, deu Sua vida na cruz para pagar pelos nossos pecados, podemos certamente confiar Nele para permanecer ao nosso lado, suprindo todas as nossas necessidades, como diz as escrituras: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5).
Adaptado da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças (APEC)