“No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas”. (Romanos 12:18 – NTLH)
Você já viveu algum tipo de problema ou situação com seu(ua) irmão(ã) que deixou você triste, chateado ou mesmo magoado? Acredito que sim! Não importa qual seja a nossa idade, existirão momentos difíceis nos nossos relacionamentos que precisamos vencer. E, mesmo sendo ainda criança, você precisa aprender, também, a vencer esses sentimentos.
Na Bíblia vemos o registro de várias situações de conflitos familiares e especificamente entre irmãos. A primeira família gerada por Deus (Adão e Eva) viveu esse conflito dentro do seu lar.
Em Gênesis 4, vemos que após a saída do Jardim do Édem, Adão e Eva, geram filhos: Caim e Abel. Abel era Pastor de ovelhas e Caim, agricultor. Ambos levaram suas ofertas a Deus. E nesse momento o espirito do ciúme e da inveja se manifestou no coração de Caim, ao ver que Deus aceitou Abel e a sua oferta. Então movido por esses espíritos, ele matou o seu irmão. E, infelizmente não se arrependeu do pecado que praticou.
Você já deve ter vivido experiências em sua família, onde você percebeu mais atenção para o seu irmão do que para você. Logo, o sentimento que veio foi o ciúme, a inveja. Nós estamos sujeitos a ter esses sentimentos, porém, como filhos de Deus, precisamos observar as escrituras e agir conforme as orientações do Senhor. No livro de Tiago 3:16 diz: “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. Assim, a orientação do Senhor é fuja de contendas por causa da inveja. Repreenda os sentimentos que brotarem no seu coração contra seu(s) irmão(s), pois esses sentimentos vem da nossa própria carne, da nossa alma.
Então como posso vencer esse espirito da inveja e ciúme?
Apresente sua vida diante de Deus, em oração – “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”. (Filipenses 4:6); Fale com Deus sobre essa situação que você está vivendo. Conte para o Senhor como você se sente e peça que ele lhe ajude e que venha a paz dele em seu coração; Aprenda a ser grato por tudo o que você tem e, também se alegre com as vitórias (sucesso) do seu irmão como se fossem as suas.
A nossa vitória vem quando aprendemos a buscar as respostas no lugar certo e com a pessoa certa: em oração, através de Jesus.
Lembre-se: cada situação vencida com a sabedoria e direção de Deus fará você crescer e tirar uma lição ou aprendizado para a sua vida.