Texto básico: Mc 10:17-31; Jo 1:35-51
Vemos 3 atitudes louváveis nesse jovem de Mc 10:17 – correr para Jesus, ajoelhar-se diante dele e fazer perguntas sérias e genuínas.
Jesus tinha a habilidade de ver cada pessoa com amor. Ele sentiu uma profunda ligação com o jovem.
Ao mesmo tempo, o amou o suficiente para confrontá-lo – só uma coisa falta a voce – E a você, falta alguma coisa? Você realmente entregou tudo? Ou mantém algo em reserva, algo que possa socorrê-lo ou apoiá-lo na hora da crise, se Deus não for suficiente?
1. L. Moody, um dos mais famosos evangelistas do século 19, é reconhecido por dizer: “O mundo ainda não viu o que Deus pode fazer com um homem totalmente consagrado a ele. Com a ajuda dele, eu tenho o alvo de ser esse homem”.
v.22 – Contrariado com essa palavra. Note que Jesus nunca rejeitou ninguém. Ele apenas esclareceu os critérios para segui-lo, deixando clara a escolha que cada um tem de fazer (Jo 6:66-68; Jo 8:10-11). As pessoas acabam se auto selecionado quanto a andar com ele ou não.
Muitas pessoas se afastaram dele sem ele ter de ser duro com elas. Devemos nos esforçar para ser como ele, expressando continuamente um espírito de amor e aceitação, e nunca de rejeição.
Retirou-se – O Senhorio de Jesus não é mostrado pelo que eu estou disposto a fazer, mas pelo que eu não estou disposto a fazer.
Triste, porque era dono de muitas propriedades – 2 Co 4:7
As únicas pessoas que Jesus manda embora sem nada são as que estão cheias de si mesmas.
Em Mc 2:17, ele disse: os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; eu não vim chamar justos e sim pecadores. Jesus não veio chamar admiradores, mas seguidores. O maior paradoxo da eternidade é que o Reino de Deus é para pecadores, Mt 9:13.