Texto básico: I Rs 3:3-15; Tg1:5-8
Em Salomão, Deus encontrou um homem de paz sobre quem construir seu reino. Salomão amava o Senhor. Ele correspondia ao apelido que o Senhor lhe tinha dado. Jedidias, o amado do Senhor (2 Sm 12:25), porém, por falta de um profeta ou mentor para corrigir seu desvio de se casar com alguém fora do povo de Deus (v.1) o problema que começou pequeno se tornou cada vez maior.
Amamos o Senhor, mas será que existe um “porém” em nossa vida?
No v. 5 Deus lhe disse: peça o que voce quer que eu lhe dê. Se Deus lhe dissesse isso, o que voce pediria? Acorde, meu amigo! Jesus diz exatamente isso a todo discípulo dele em Mt 7:7-8. Tiago 4:2b, reforçou e acrescentou um outro motivo de não recebermos; pedimos de maneira errada, de forma egocêntrica. Por que estamos pedindo?
Quero falar de Cinco passos para mudanças que permanecem, quando queremos realmente nos tornar um discípulo de Jesus.
1- Identificar uma área na qual voce realmente quer mudar. Sem isso, você se esquecerá logo de seu desejo de mudança ou procurará mudar diversas coisas de uma vez, sem conseguir avançar de fato em nenhuma.
2 – Desenvolver convicção divina meditando na Palavra e ouvindo Deus em oração. Identifique passagens chaves na área em que voce quer mudar. Sem isso, terá apenas uma emoção passageira.
3 – Discernir impedimentos sérios, internos ou externos, para essa mudança. Quais são alguns que vêm a sua mente inicialmente? (2 Co 10:4-6). Existem boas razões por que não mudamos antes; se não entendemos isso, continuaremos no mesmo.
- Ter um encontro divino (Lc 5:1-11). Orar e pedir a liderança que ministrem em oração para receber uma nova unção, graça ou sabedoria do alto (Lc 22;31-34). Somos ingênuos de pensar que apenas porque queremos mudar – sem que Deus entre em cena – vamos conseguir, quando não conseguimos por tantos anos.
- Ter um plano e um companheiro com prestação de contas para alguém quanto a realmente implementar o plano. – Ec 4;8; Gn 2:18; Um desejo de mudança sem um bom plano é apenas uma fantasia. Esse plano pode ter um pré-requisito de podar sua vida (Jo 15:2); Lc 9:57-62) para abrir espaço para o novo compromisso ou atividade que voce queira fazer.
Aprofundando o segundo passo acima (ganhar convicção divina), isso normalmente acontece por meio de três fatores juntos: descontentamento santo, convicção bíblica e ouvir Deus.
O descontentamento santo surge quando realmente não sentimos que podemos continuar da forma que estamos (Ex 2:11-12). A convicção bíblica vem de Deus nos mostrar passagens chave de forma nova e profunda, que nos alicercem em nosso compromisso de mudar. E ouvir Deus vem de ficar em silencio diante dele par depois poder escrever o que ele nos fala (Hc 2:1-3; Sl 29:3-9; 119:76).