“ Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.’’ (1 Tessalonicenses 5:18)
Aprender a ser grato em toda e qualquer situação em nossas vidas é o desejo de Deus para cada um dos Seus filhos. Deus ensina em Sua Palavra que, a gratidão deve ser um sentimento contínuo em nosso coração. Não vamos viver somente dias bons ou somente dias ruins nessa terra, vamos viver a ‘’ mistura’’, dias bons e ruins. É fácil ser feliz e grato quando tudo vai bem; quando você recebe por exemplo, um presente de alguém que você tanto ama. Isso é motivo de muita gratidão! Mais e quando é o oposto? Quando essa pessoas faz algo contra você, ou frusta uma expectativa sua, o que deve ser feito? O texto de hoje ensina a: ‘’Dar graças em todas as circunstâncias…’’
Você pode se perguntar hoje, com qual frequência eu tenho sido grato a Deus? Precisamos criar o hábito de agradecer a Deus todos os dias, por tudo que temos. Começando ao nos levantar pela manhã, agradecendo pela noite de sono e, pela cama que serviu para nosso repouso, etc.
O contrário da gratidão é a murmuração, as duas não podem andar juntas. Em um coração não cabe gratidão e murmuração, apenas um tem o governo. E quando nos levantamos pela manhã, decidimos quem irá nos governar.
Podemos usar como exemplo em nosso estudo, o povo judeu. Quando Moisés guiou o povo de Deus, eles tinham muitos motivos para serem gratos, pois foram mais de 400 aos de escravidão, e agora eles estavam livres para estar e servirem a Deus (Êxodo 12:31). Deus abriu o Mar Vermelho e fez com que passassem em terra seca, afogando seus inimigos nas mesmas águas (Êxodo 14: 22-25). Todos os dias também, O Senhor enviava pão do céu para alimentá-los, e lhes dava água da rocha (Êxodo 16:4 – Êxodo 17:6). Foram inúmeros milagres feito pelo Senhor por amor ao Seu povo! Então o que eles deveriam dizer era: OBRIGADO SENHOR!
Todavia, o que vemos infelizmente é o contrário disso. Eles decidiram ser ingratos e assim se tornaram murmuradores ao invés de agradecidos. A Bíblia diz que eles tentaram matar Moisés e Arão a pedradas (Êxodo 17:4). Reclamaram do maná, que era seu pão diário dado pelo Senhor para alimento todas as manhâs (Números 11:4-5). E por fim, eles se queixaram até do próprio Deus. E por conta disso o Senhor enviou uma porção de cobras cheias de venenos que matou várias pessoas naquele dia, até que, Moisés orou e Deus teve Misericórdia e que lhes perdoasse os pecados de murmuração (Números 21:5-8). Nada disso teria acontecido, se o povo estivesse escolhido ser grato.
Quando nós reclamamos da nossa família, da escola, da igreja, dos nossos pais, das nossas roupas, do tempo… nós estamos sendo murmuradores, e afirmando que ‘’Deus não sabe fazer as coisas corretas’’. Isso é muito grave, você não acha? Lembre-se sempre do que aconteceu com o povo judeu por causa do murmuração, o final deles não foi abençoado por conta disso. Quando você estiver querendo murmurar lembre do texto de hoje: ‘’Dêem graças em todas as circunstâncias.’’
Para refletir: Você tem sido uma pessoas agradecida ou murmuradora?
Oração: Oh Deus, me destes tantas coisas, dá-me mais uma: Um coração gratopor tudo. Em Nome de Jesus, amém.