Texto Básico: Jo 2:1-5
Se no meio de uma festa a comida e a bebida acabam, como as pessoas se sentem?
Quebra gelo – Qual o agente destruidor de alegria que você enfrenta hoje em sua família? (Ex. conflitos, corações fechados, dores do passado, rotina excessiva, acomodação, esgotamento, correria, pressão financeira, outros)
Transformando o passado, firmando o futuro – Os 3:1-3
O passado é fixo, não temos como mudá-lo. Mas no Senhor podemos transformar a forma como passado nos afeta.
Enquanto Jose estava amargurado com seus irmãos, o passado doía (Gn 42:6-24). Quando ele deixou de lado sua dor e perdoou-lhes, ganhou uma visão divina dos propósitos de Deus em meio ao seu passado doloroso (Gn 45:1-15; Gn 43:26-34).
O passado não mudou, mas a visão e a interpretação que ele tinha mudaram drasticamente. (quando aprofundar o poder do perdão, Sl 32:1-2; Mt 18:34; Mt 18:15-22).
De forma parecida, o futuro é imprevisível. Não dá para contar com as pessoas; tudo muda rapidamente, as pessoas e as coisas passam.
Em meio a isso, temos um poder sobrenatural para criar um porto seguro – nossas promessas. No Senhor, temos como dar a nossa palavra e mantê-la (Sl 15:4; Pv 25:11), temos como criar relacionamento de aliança, alguns duradouros até que a morte separe as pessoas dessa união.
Outros, como numa célula ou numa equipe ministerial, serão para um período que pode depois ser renovado ou não; mas são relacionamentos de firmeza e segurança enquanto duram.