Texto Básico: I Sm 28:4-7; 15:12-35
Tiago 3:2 nos ensina que todos tropeçamos em muitas coisas… por isso precisamos nos tornar mestres em pedir perdão e reconciliação. Entender claramente as formas erradas de pedir perdão é um bom passo nessa direção. Vamos ver cinco erros n modo de pedir perdão.
1. “Perdoe-me, mas…” – Esse “mas” cancela o pedido de perdão. A pessoa está querendo se justificar. O “mas” , muitas vezes, é um ataque contra a outra pessoa, desviando a atenção para os erros dela. Uma pessoa confrontada que acaba pedindo perdão assim é capaz de deixar o outro se sentindo pior do que antes do suposto pedido de perdão!
2. “Desculpe se eu machuquei você” – O pedido de desculpas é diferente do pedido de perdão. Já explicado na célula do dia 21.09.
3. “Perdoe-me se ofendi você…” – A palavra “se” coloca a responsabilidade na pessoa ofendida. O pensamento embutido no pedido é: ‘Se você foi tão fraco e sensível que acabou se ofendendo, tudo bem, eu peco perdão (à luz de sua fraqueza e hipersensibilidade). A pessoa que pede perdão não esta assumindo a culpa.
4. “Desculpa qualquer coisa” – “Me perdoe qualquer coisa “ ou “Me perdoe pelo que fiz (sem especificar o que foi feito).Todas essas expressões escondem nosso pecado Precisamos dar nome a nosso pecado ou erro e fazer um pedido especifico.
5. “Oh, que coisa! Machuquei você, não foi? Me perdoe – Não devemos pedir perdão assim que comunicamos algo leve e insignificante. Devemos pensar sobre a dor que causamos, e expressar u coração contrito e dolorido por haver machucado o outro. Se não conseguimos comunicar nossa dor, o perdão que nos será estendido poderá ser igualmente barato, só da boca para fora.
Não podemos levar o pedido de perdão como uma coisa simples, houve uma ferida, uma mágoa que travou a vida de outra pessoa, quebrou o relacionamento, precisa ser restaurado da forma correta. Veremos na próxima célula qual a forma certa de perdoar, segundo a bíblia.