Efésios 4:32 (NVI) diz: “Antes, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”
É preciso entender que para amar a Deus é necessário ter a habilidade de perdoar e pedir perdão com sinceridade de coração. Vamos ver alguns pontos que nos permitem viver essa verdade:
I. O Perdão de Deus é como um abraço: Imaginem um grande abraço do Papai do Céu. Ele nos ama muito e nos perdoa quando fazemos algo errado, mesmo que não mereçamos, mas se nos arrependemos de verdade Ele é Fiel e justo para nos purificar de toda justiça. 1João 1:9 Então mesmo quando erramos, Deus nos ama e nos abraça com Seu perdão.
II. O Que Jesus nos Ensina: Jesus nos ensinou a sermos gentis uns com os outros e a perdoar quando alguém nos magoa. Ele disse que, assim como queremos ser perdoados, devemos perdoar os outros. Mateus 6:14
III. Por Que Devemos Perdoar: Quando perdoamos, nos sentimos felizes por dentro. É como tirar um peso das nossas costas. O perdão nos ajuda a ser bons amigos e a fazer as pazes quando brigamos.
IV. O Perdão é um Presente: O perdão é como dar um presente para alguém. Quando perdoamos, fazemos algo especial pelo nosso amigo. Deus gosta quando damos esse presente, porque estamos sendo como Ele, que nos perdoa.
Exemplo de Perdão – vocês lembram da história de José? Seus irmãos o magoaram, pois o venderam como escravo. O tempo passou e José se tornou governador do Egito. E revestido do amor de Deus, ele se encontra com seus irmõas (que necessitavam dele) e libera o seu perdão. José se quebranta com o choro do perdão e diz para os seus irmãos: Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós (Genesis 45:5)
O convite de Deus para nós neste texto é que façamos o mesmo para com os que nos feriram, nos humilharam, nos jogaram nos buracos da vida e, simbolicamente falando, nos venderam por moedas.
Hoje é dia de você fazer escolhas que agradam a Deus: seja obediente, seja grato por tudo e perdoe os outros quando errarem. O perdão é um presente que podemos dar, e isso nos faz sentir bem por dentro. Assim, construímos bons relacionamentos e seguimos o exemplo de Jesus. O perdão fez com que a família de José fosse feliz de novo.
Para você refletir e orar:
Vá até as pessoas que você magoou, feriu, desobedeceu (seus pais, irmãos, professores, colegas, etc) ore por elas e peça perdão.