Texto Básico: Rm 5:20-21, I Tm 1:12-14
De acordo com esse texto de Rm 5:20-21, qual é a base para se acreditar que a graça é maior? Pelo resultado de cada um. O pecado reinou para a morte, a graça do perdão, para a vida eterna.
No momento do discipulado gostamos de dizer que o erro cometido não importa tanto quanto o que fazemos depois, você acredita? Adultério, incesto, homicídio. Será que existe graça tao grande que supere essas tragédias?
Vamos ver os exemplos bíblicos. Quem cometeu um pecado pior dentre os dois reis, Saul ou Davi?
Saul foi desobediente, insubmisso e arrogante, I Sm 15:22-23; Davi aproveitou sua posição como rei para matar Urias, um de seus próprios heróis, contado entre os trinta valentes de Davi, 2 Sm 23:39.
Assim, encobriu o adultério com Bate-Seba, a esposa de Urias (2 Sm 11). A grande diferença entre esses reis não está na gravidade do pecado de cada um, e sim no que fizeram depois. Saul pediu desculpas, justificou-se e procurou manter seu status sem abandonar seu pecado (I Sm 13:11-14; 15:12-30). Davi se quebrantou, arrependeu-se, derramou-se diante de Deus – 2 Sm 12:13; Sl 51:1-7.
De forma semelhante, quem pecou da pior forma: Judas ou Pedro? Poderíamos debater isso, mas, de novo, não é a gravidade do pecado que os diferencia, e sim o que eles fizeram depois – é isto que marca suas vidas e a história, Judas foi tomado pelo remorso e tristeza segundo o mundo; Pedro foi tomado por arrependimento e tristeza segundo Deus – 2 C 7:8-11.
E você? Há algo do qual você precisa se arrepender, pedir perdão e restituiu, para que a graça possa transbordar em sua vida?