Referência Bíblica: Mateus 9: 17
“Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.” (Mt 9:17)
(Explicar para as crianças: O que é um odre – é um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos como água, azeite, leite, vinho, etc.)
Jesus é chamado de Mestre pelos que lhe ouviam, pois tudo quanto ele falava, tinha muita sabedoria. Nessa parábola, contada aos discípulos de João Batista, Jesus traz muitos ensinamentos acerca do Reino de Deus. Porém, Jesus estava triste com o povo pois eles vivam suas vidas pautada em dogmas, práticas e costumes que não expressavam a vontade de Deus.
Precisamos entender hoje, que Jesus deseja que vivamos sempre em obediência aos seus ensinamentos. E, quando entregamos nossa vida à Jesus (vinho novo), não tem como permanecer com atitudes velhas. Devemos nos tornar odres (recipientes) novos. Nossa vida precisa agradar a Deus e ao nosso próximo.
Para termos uma vida que agrada o coração de Deus, devemos obedecer aos ensinamentos que estão na sua Palavra. Devemos ser novas criaturas: com atitudes, comportamentos e pensamentos novos. Em II Coríntios 5:17, o Senhor diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
Pense em sua vida hoje, você é capaz de servir a Jesus, continuando a praticar o que não está certo? como por exemplo, mentir para os seus pais? Acredito que sua resposta é não!
Assim, Jesus te convida a seguir com Ele, recebendo o vinho novo (sua Palavra) no seu coração, pois o desejo dele é lhe entregar o melhor desta terra.