Texto Base: Lucas 8:16-18.
O maior intuito de Jesus através das suas parábolas, era revelar as verdades do Reino de Deus as pessoas que tinham um coração simples e humilde. Não é por acaso que Ele, usava em suas parábolas matérias simples que todos conheciam como nessa história de hoje, a lamparina.
Toda família judia da época, tinha em sua casa uma lamparina, pois era através dela, que toda a casa era, e se mantinha iluminada principalmente à noite.
A lamparina era um objeto simples, mais de tremenda importância nos dias de Jesus, principalmente quando chegava à noite e todos se reuniam em casa. Aquele simples objetivo era um canal luz à todos.
Podemos extrair algumas lições com essa parábola e aplicar direto em nossa vida, segundo a vontade de Deus:
1- A LAMPARINA MOSTRA A LUZ.
“… mas a põe num castiçal, para que os que entram vejam a luz”. A lamparina iluminava as trevas quando chegava à noite, porém, a maior missão dela era revelar a luz. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo […]( João 8:12). Jesus é a Luz, então quem é a lamparina?
DIGA: EU SOU A LAMPARINA. Você foi chamado(a) para revelar a luz de Cristo, que é Ele mesmo. Sua maior missão é revelar a Luz. Jesus é a Luz do Mundo !!!
2 – A LAMPARINA MANIFESTA/ REVELA.
“Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se…” (Lucas 8:17)
Quando Jesus falou sobre o “está em oculto”, Ele estava se referindo ao Mistérios do Evangelho que estavam escondidos e não foram revelados no Antigo Testamento ao nossos irmão do passado, mais que agora, na Nova Aliança seriam reveladas a nós, os lavados pelo Seu Sangue.
Hoje podemos conhecer as riquezas do Evangelho que estava oculto, pelo Espírito Santo mediante a Sua Palavra. Contudo, a lamparina revela, manifesta aquilo que ela carrega.
O Senhor nos chamou para revelar, manifesta o Seu Amor, Sua Maravilhosa Graça e Sua Bondade. Quando a lamparina é acessa, ela manifesta aquilo que carrega. O que você tem carregado dentro do seu coração?
3- A LAMPARINA NAO PRODUZ LUZ PRÓPRIA
A lamparina não ligava na tomada, não tinha fonte de energia através de pilhas. A lamparina tinha como fonte de energia o combustível (gasolina). Sem esse combustível, ela não produzia luz. Todos poderiam saber da sua importância, do quando ela era útil, contudo, sem o combustível ela era apenas um objeto sem valor.
Assim somos nós sem a Presença do Espírito Santo. Ele é o “combustível divino” para você viver acesso em Deus 24hrs. Somente o Espírito Santo, pode fazer de você uma lamparina que manifesta luz ao mundo.
Jesus disse em João 8:12:” Eu sou a Luz do mundo”. Enquanto estava no mundo, caminhando entre nós, Ele disse: ” Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo”. E antes de sair, Ele mesmo disse: ” Vós Sois a Luz do Mundo ” (Mateus 5:14). Você nasceu e foi chamado para revelar a Luz (Jesus) ao mundo. Seja uma lamparina!