TEXTO BASE: Mateus 13:24-30
Lemos aqui uma parábola simples, mas que nos traz grandes ensinamentos para nossa vida. O joio e o trigo são duas plantas que ao olharmos são muito parecidas, porém a utilidade de cada uma é totalmente distinta. Por isso Jesus nos diz em Lucas 6:44, que cada árvore (cada planta) é conhecida pelos seus próprios frutos (por aquilo que ela produz).
Que ensino podemos extrair dessa parábola?
- Tenha cuidado com a sua semeadura:
Assim como o trigo e o joio foram semeados, nossas palavras e atitudes também são como sementes lançadas em um campo. Nossas ações podem influenciar e impactar tanto nossa própria vida quanto a daqueles ao nosso redor. Devemos ter consciência do poder que possuímos para plantar sementes de amor, bondade e verdade, sabendo que, no tempo certo, elas germinarão e frutificarão.
- Estamos num campo (mundo) onde o trigo e o joio estão crescendo:
Enquanto o trigo crescia, o joio também se desenvolvia. Assim também ocorre em nossa caminhada espiritual. Vivemos em um mundo onde o bem e o mal coexistem, e muitas vezes encontramos dificuldades e desafios ao longo do caminho. É importante reconhecermos que, assim como o trigo precisa enfrentar a presença do joio, nós também enfrentaremos obstáculos, mas podemos superá-los com fé e perseverança. Não somos perfeitos, não estamos ainda no Reino de Deus, estamos no mundo, mas como embaixadores do reino devemos nos comportar como verdadeiros Filhos de Deus.
- Separando o trigo do joio (o que é certo do que é errado):
No desfecho da parábola, vemos que o dono do campo permitiu que o joio crescesse juntamente com o trigo até a colheita. Da mesma forma, Deus permite que o inimigo plante suas sementes de engano e maldade em nosso mundo, mas cabe a nós discernir, por meio da sabedoria de Deus, o que é joio e o que é trigo em nossa vida. Devemos buscar a verdade, a justiça e a santidade, separando o bem do mal, e permitindo que o Espirito Santo nos conduza.
Hoje em dia é fácil dizer o que é certo e errado no mundo porque a gente tem acesso a tudo, milhares de informações num simples clicar na tela, mas e na sua vida, o que está certo? O que está errado? Existe semente que o inimigo plantou? Elas cresceram? Então, é hora de separar o Joio do Trigo: o pecado da santidade. A grande colheita está próxima, ninguém sabe quando “o dono da seara” virá. Sabemos que todos vamos ser colhidos. Muitos serão guardados, mas outros serão lançados no fogo eterno.
A parábola do joio e do trigo nos chama à reflexão e ação. Devemos semear boas sementes em nossa vida; precisamos examinar o que estamos plantando (o bem ou o mal); devemos buscar a Deus em oração, pedindo forças e sabedoria para vivermos segundo Seus princípios, sendo exemplo de amor, justiça e verdade; devemos ser semeadores de paz e da verdade, em um mundo marcado pelo joio, vivendo como Filhos de Deus. Hoje, é o dia de examinar-se, mudar atitudes, renovar pensamentos. Arranque o mal e viva fazendo o bem, agindo de acordo com a vontade do Senhor. Amém!