II Timóteo 1.5 e 3.15
Timóteo foi um jovem pregador e missionário na igreja primitiva e, teve como mentor, o Apóstolo Paulo o qual viu nele um exemplo de verdadeiro discípulo. Timóteo teve um legado familiar valoroso, herdado de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide. Essas duas mulheres exerceram importante influência sobre sua formação cristã ao ponto do seu líder, reconhecer nele um grande testemunho de fé. Paulo o chamava de “Filho da fé” (I Timóteo 1:2).
Vemos na Palavra que além de cumprir com o papel maternal, elas cuidaram da vida espiritual de Timóteo, dando testemunho de mães que inspiram e que deixaram uma herança para as gerações futuras. O que aprendemos com essas mães?
1.EXEMPLO DE FÉ – II Timóteo 1.5 diz: “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”.
Lóide ensinou sua fé para sua filha Eunice, e juntas transmitiram sua fé para Timóteo. Paulo reconhece que nessas mulheres havia simplicidade e pureza em sua forma de crer. Por isso o jovem Timóteo era tão temente a Deus.
Elas possuíam uma fé sem fingimento, ou seja, tinham uma fé e um comportamento único onde passavam. Assim como elas, precisamos ser exemplo de fé. Precisamos ser praticantes da Palavra em todos os ambientes (dentro e fora de casa).
- ENSINAVAM A PALAVRA – II Timóteo 3.15 diz: “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.
Paulo lembra que Timóteo foi educado nos caminhos do Senhor, aprendendo a Palavra de Deus deste cedo. Certamente este aprendizado veio de sua mãe Eunice e sua avó Lóide. Essas mulheres, que provavelmente nem sabiam ler ou escrever, cumpriram o sacerdócio familiar ensinando as Escrituras para ele (Deuteronômio 6.6-9).
No seu dia a dia tenha o seu momento com Deus. Leia a Palavra. Ore. Fale de Jesus para outras pessoas.
- TESTEMUNHO DE VIDA – Atos 16.1 diz: “Chegou também à Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego”.
Nesse versículo vemos Lucas (Evangelista) falando sobre a família de Timóteo. Ele revela que Eunice mãe de Timóteo e sua avó Lóide, eram de origem judia (mas cristãs) e que ensinaram Timóteo a ser um jovem de bom testemunho e um verdadeiro discipulo de Jesus. Isso nos lembra que nosso testemunho fala mais alto que muitas palavras. É através das nossas atitudes, que as vidas buscarão mais e mais a Deus.