“Toda mulher sabia edifica sua casa; mas a tola derruba com as próprias mãos’’ (Provérbios 14:1).
Nesse mês como falamos, estamos aprendendo sobre algumas mulheres (mães) da Bíblia que foram importantes para o cumprimento das promessas de Deus e nos inspiram a seguir seus exemplos para que sejamos, também, vasos de honra nas mãos do Senhor.
Aprendemos sobre Sara e hoje vamos falar de Joquebede (Êxodo 2).
Joquebede era filha de Levi, neta de Jacó e Lia. Ela era casada com Anrão, teve três filhos Arão, Mirian e Moisés.
Esta mulher ficou conhecida na bíblia por sua fé, coragem e ousadia. Ela confiava tanto nos cuidados de Deus na sua vida e na sua casa que, quando seu terceiro filho nasceu, o povo hebreu estava passando uma grande tribulação. Havia um decreto de Faraó para que toda criança que nascesse, se fosse do sexo masculino, deveriam morrer. Faraó temia que o povo hebreu se multiplicasse muito e se tornasse seu inimigo em caso de guerra (Êxodo 1:10).
Nesse período foi que Joquebede deu à luz ao seu filho. Porém, com muita sabedoria de Deus ela conseguiu escondê-lo por 3 meses e, vendo que não conseguiria mais, teve uma estratégia: colocar seu filho dentro de um cesto de junco dentro do Rio Nilo. Ela não temeu o que poderia acontecer ao seu filho mesmo com todo perigo que havia naquele rio (animais ferozes, correnteza, etc). Ela confiou que Deus cuidaria dele livrando-o de todo mal.
Moisés foi encontrada pela filha de Faraó que estava se lavando no rio. Ela amou o menino logo que olhou para ele e o chamou de Moisés, pois das águas foi tirado. Assim, ela o adotou como filho.
Nosso Deus é maravilhoso. Ele livra, salva e usa pessoas para nos abençoar.
A atitude de Joquebede, guiada por Deus, livrou seu filho da morte e mais tarde ao se tornar adulto, Moisés recebeu de Deus a missão de libertar o povo hebreu da escravidão no Egito
A história de Joquebede nos ensina que confiar em Deus é sempre o melhor a se fazer mesmo parecendo que não termos saída. Deus se levanta e age em nosso favor. Como diz Deuteronômio 31:8 “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!”
Creia, Deus sempre faz o melhor por nossas vidas. Sempre peça direcionamento Dele e confie!