Texto Básico: At 17.22-30
Revisar lição anterior
Edmund Chan, no livro Um Tipo Certo, nos lembra que a atribuição da grande comissão não pode ser realizada de forma significativa sem um alinhamento com o grande mandamento: de amá-lo de todo o nosso coração, alma, entendimento e força (Mc 12.30). O chamado ao discipulado radical é primeiro um chamado para amar a Deus e permanecer nele. Somente quando estamos alinhados com Deus em amor, temos acesso aos recursos e ao poder de Deus, para cumprir o chamado por meio do Espírito Santo.
Há uma dificuldade prática quando falamos em buscar a Deus. Muitos desejam, mas não sabem como fazê-lo. O Senhor nos chama para passar tempo com Ele, em oração, meditação e reflexão de Sua Palavra. Reserve um tempo específico para isso. Tenha um local adequado e se programe. A necessária mudança interior é obra de Deus, não nossa. Isso demanda um trabalho interno, e somente Deus consegue trabalhar pelo lado de dentro. Nosso dever é preparar o terreno, assim como o agricultor faz com o solo. A vida que agrada a Deus não é a que acumula deveres religiosos. Temos uma única coisa a fazer: experimentar uma vida de relacionamento e de intimidade com o Senhor.
Todos nós enfrentamos desafios na vida e nos sentimos sufocados pela correria do dia a dia, mas se esquecermos que nossa fonte vem da presença de Deus, estaremos sempre cansados, ansiosos e sobrecarregados. A intimidade com Deus é para todos nós. Não está acessível apenas para pessoas especiais (elas não existem). Há um novo e vivo caminho preparado por Jesus para pessoas comuns, como eu e você. O requisito principal é ter anseio por Deus. Salmos 42.1,2 diz: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”. Que esta seja a nossa oração todos os dias também.
A partir deste estudo, reforço o compromisso de priorizar meu relacionamento com Deus. Não quero abrir mão dos meus momentos a sós com o Senhor, nem me deixar levar pelas pressões da vida e, principalmente, do ministério. Não posso me esquecer que todas as minhas fontes estão em Deus. Quero também continuar prestando contas da minha vida espiritual aos meus companheiros de jornada.
Meu desejo é que este estudo também ajude você e seu grupo de discipulado a aprofundar a relação com o Senhor. Deus abençoe ricamente sua vida! Bom estudo!