Texto básico: Is 58.6-12; Is 61.1-4
Esta é a promessa de Deus para mim e para você em Is 58.8: “Então, a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês e a glória do Senhor será a sua retaguarda.”
Crescer em ser discípulo para ser discipulador, ser restaurado para ser um restaurador.
Todos nós em algum momento de nossa vida fomos feridos e precisamos lidar com as consequências e sua influência em nosso comportamento ou emoções. Também dentro da igreja podemos nos ferir nos relacionamentos, por isso é importante experimentar um processo intencional de restauração. Restauração faz parte do processo de discipulado. Em alguns casos se faz necessário um processo profundo de restauração, para isso recomendamos que se busque um pastor (a) do ministério para esse fim.
No texto de Is 58 Deus graciosamente faz uma promessa de uma profunda mudança em nosso ser, uma transformação de dentro para fora como uma cura que “brotará sem demora”.
“Então vocês pedirão ajuda, e o Senhor responderá; gritarão por socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui.’” Quando Deus promete que responderá com sua presença eu tenho a garantia de Deus de que Ele está comprometido em transformar minha vida por meio de seu poder e graça.
Deus está dizendo: “Eu estou aqui” para mim e para você! A promessa da luz que rompe como a luz do alvorecer se contrapõe a escuridão dos versículos relatadas nos versículos 6, 7 9b e 10.
As condições exigidas por Deus (Is 58.6-7, 9-10) para que a promessa acerca de nossa restauração e crescimento na vida espiritual aconteça são posturas nossas que visam pôr fim à escuridão da opressão do ser humano (Is 58.6), atitudes de verdadeiro amparo aos necessitados (Is 58.6,10), sermos proativos em acabar com a falta de amor e com a censura maliciosa (Is 58.9b). Deus nos convida a mudança de vida interior num processo profundo de restauração que se reflete numa transformação exterior em nossos relacionamentos. O processo de transformar interior resulta na mudança de comportamentos. A obediência as exigências de Deus trazem cura e a cura resulta em mais obediência.
Há uma nova promessa em Isaias 61. A promessa de que o Espírito do Senhor nos unge para caminharmos com outras pessoas em seus processos de restauração. Contudo, somente podemos ser restauradores se primeiro nós formos pessoas restauradas ou em processo de restauração.
A unção do Espírito Santo é um “derramar” da presença de Deus que nos dá discernimento espiritual, graça (para servir a Deus e a outros) e poder. Muitas vezes, isso acontece quando a pessoa sente um profundo descontentamento espiritual e busca intensamente a Deus. Também pode ser quando entra em uma nova fase de ministério e precisa poder do alto para fazer algo que está além de sua experiência e habilidade.