Texto para estudo: Atos 9:1-22
“Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? ” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.” (Atos 9:3-5)
Você já leu ou ouviu falar da história de Saulo?
O livro de Atos 22:3, relata quem era Saulo: um judeu, nascido em Tarso, na região da Cilícia, mas sendo criado em Jerusalém. Foi aluno de Gamaliel; educado muito rigorosamente dentro da lei dos antepassados; muito dedicado a Deus e era um membro zeloso do partido dos Fariseus. Entretanto, mesmo com tanto conhecimento acerca das Leis, lhe faltava algo mais importante: conhecer o amor de Jesus e o poder do Espirito Santo.
No versículo que lemos (Atos 9:3-5), vemos o momento em que Saulo tem o encontro mais importante de sua vida – o encontro com Jesus. Ele perdeu a visão durante três dias. Também não comeu, nem bebeu (Atos 9:9), impactado pela presença de Jesus
Mesmo estando cego, ele se voltou de todo coração ao Senhor e OROU A DEUS.
E, em outro lugar, Jesus fala com um discipulo chamado Ananias para que fosse ao encontro de Saulo e o curasse. Mesmo com medo, ele obedeceu ao Senhor e foi ao encontro de Saulo. Lá ele impôs suas mãos e orou. Então, caíram dos seus olhos umas escamas e ele recuperou a visão e em seguida, foi batizado (Atos 9:17-18).
O que podemos aprender através desse encontro extraordinário de Saulo com Jesus:
- Ninguém se esconde do Senhor – O Senhor nos sonda e conhece por inteiro. Devemos ser sinceros com o Senhor, confessando nossos pecados e falhas pois, Ele é paciente e misericordioso em perdoar;
- Não podemos ser religioso – como parte de um ministério (igreja), devemos realizar a obra do Senhor com amor, buscando a cada dia agradar mais a Deus do que aos homens;
- Há poder na oração – Saulo orava e recebeu o milagre de voltar a enxergar; Ananinas orou por Saulo (porque assim o Senhor ordenou) e a cura veio. Ore por suas necessidades, mas ore também, pelas necessidades dos outros.
- Fomos escolhidos por Jesus – Jesus escolheu Saulo para pregar a sua Boa Nova, como está escrito em Atos 9:15 – “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.” Ele também escolheu a mim e a você para dar continuidade ao seu plano de salvação das vidas, nesse tempo, nessa geração: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca…” (João 15:16).