Atos 5: 14-42
Após a descida do Espírito Santo, deu-se o início da proclamação do evangelho na cidade de Jerusalém, mas um grupo de Fariseus e Saduceus não queriam que isso acontecesse.
Cada vez mais, pessoas acreditavam em Jesus e por onde os apóstolos passavam havia curas e milagres.
Acreditando que isso poderia causar uma revolta no povo, as autoridades temiam que eles pudessem perder o poder e tinham também muita inveja do que estava ocorrendo naquele lugar.
Assim, mandaram prender os apóstolos.
Mas, mesmo diante de tanta perseguição a mensagem do Reino continuou e chegou até nós.
Mas, o que devemos fazer como mensageiros das boas novas de Cristo nesse tempo? nessa geração? Vamos aprender com os apóstolos algumas atitudes que devemos ter, especialmente quando somos perseguidos:
- Não pare diante do mal (v.17 e 18) – Os apóstolos, em Nome de Jesus, estavam pregando a palavra, curando enfermos. Estavam fazendo o bem para as pessoas, porém eles foram levados à prisão. Isso aconteceu porque eles decidiram seguir a Jesus e não pararam diante das autoridades que os perseguiam. Precisamos entender que quando nos mobilizamos na direção que o Senhor nos mostrou haverá sim, aqueles que irão tentar nos impedir; talvez uma pessoa, ou alguma situação difícil, uma doença ou até mesmo um sentimento de culpa pelo pecado. Mas, entenda que nada vai parar o Espirito Santo de Deus que habita em você, seja forte e corajoso(a), Deus está com você.
- Deus sempre cuida dos seus (v.19) – Quando eles estavam na prisão, Deus trouxe um escape e enviou um anjo para tirá-los de lá. Tudo aquilo que nos aprisionou nos tirando do propósito de Deus, o Senhor tem o poder de abrir as portas e nos libertar. Nada vai parar o propósito do Senhor. Os apóstolos estavam confiantes; eles não temeram; tiveram fé. Se você hoje parou, ou está preso em alguma área da sua vida, a palavra direcionada a você é: Tenha Fé. Deus não abandona os seus. Onde quer que você esteja, seja num lugar livre ou em prisões, o Senhor nos observa e ele vem com o socorro nas nossas vidas. Propague o Evangelho, peça ao Senhor para ser cheio do Espirito. As perseguições vão vir? Sim! Vão tentar nos parar? Sim! Mas assim como os apóstolos, ninguém pode parar a Igreja do Senhor.
- Esteja em Unidade (v.19, 20 e 21) – Assim como os apóstolos, precisamos perseverar em unidade na pregação do Reino de Deus. Eles estavam unidos no cárcere e de lá, depois de libertos, foram juntos ensinar no templo. Devemos estar em unidade como irmãos na fé e como Igreja de Cristo para que, quando um de nossos irmãos precisar de ajuda, nós estaremos lá para socorrer com a Palavra de Deus, com suprimentos, com oração ou com o quê ele necessitar. E, se alguém estiver fraco na fé vamos ajudar a levantar.
- Confie no Senhor (v.40, 41 e 42) – Os apóstolos não se intimidaram pela fala das autoridades religiosas e nem pelos açoites. Eles não sentiram medo ou tentaram se defender. Eles se alegraram por padecer pelo nome de Jesus. Isso nos leva a entender que quando o Espirito de Deus está sobre a nossas vidas pode vir a dificuldade que for, nós não sentiremos medo diante da prova. Eles não revidaram pois já tinham sido alertados por Jesus que passariam por perseguições. No nosso dia a dia também temos momentos que estamos em meio as adversidades. Jesus, porém, nos diz na sua palavra: Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33) e mais, “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Amem!